Blog Radar

Conselho de cultura empossa novos membros


Pioneiro no país, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) promove na próxima terça-feira (05), a posse de doze membros: 9 titulares e 3 suplentes. Na ocasião, será feita a transmissão de cargo do novo presidente da entidade representativa, posto ocupado atualmente por Cineas Santos. A solenidade acontecerá a partir das 10h na sede do Conselho, localizada na Rua 13 de Maio, 1513, Bairro Vermelha.

O mandato dos conselheiros empossados abrange o triênio 2019-2022. Durante a cerimônia, também será entregue a Medalha do Mérito Cultural, que homenageia dez figuras notáveis da cultura piauiense, valorizando o imprescindível trabalho que elas detêm para a promoção do Estado.

A solenidade tem outra motivação especial: a comemoração do Aniversário de 54 anos do CEC (12 de outubro) e do Dia Nacional da Cultura.  A entidade precede o Conselho Nacional de Cultura, ou seja, é a mais antiga do país.

O Conselho Estadual de Cultura é um órgão consultivo e normativo da política cultural do Estado, sendo que os principais eixos de atuação são: a realização de encontros e eventos culturais sobre temas relevantes da atualidade nacional e internacional; a realização de cursos de formação, atualização e aperfeiçoamento, a partir de proposta apresentadas pelas Câmaras Permanentes; a realização de apresentações e exposições nas seguintes áreas: música, artes cênicas, fotografias, cinema e vídeo, artes plásticas, folclore entre outras e a propositura de convênios com entidades culturais, econômicas e científicas, nacionais e estrangeiras.

Deixe seu comentário