Alto Falante

Fake news sobre Covid-19 faz preço de medicamento aumentar em farmácia


Na busca de cura contra o Covid-19, diversos medicamentos tem sido procurados em farmácias e drogarias. Na cidade de Picos, no Piauí, o motivo dessa procura é a disseminação nas redes sociais de informações falsas que falam sobre a forma milagrosa com que esses medicamentos evitam ou curam o Coronavírus. A informação foi divulgada pelo portal riachãonet.com.br.

Agora, o medicamento da vez é o antiparasitário Ivermectina. Segundo informações de um colaborador de farmácia da cidade de Picos, o antiparasitário tem sido o “santo milagreiro” para a cura da Covid-19.

O estoque do medicamento praticamente desapareceu das prateleiras. “Ontem recebemos 40 caixas e hoje não temos mais nenhuma. Há reserva para quando a medicação chegar ao nosso estoque”, disse.

Conforme  relatos que circulam nas redes sociais, uma  fake news que alega que a Ivermectina é a cura contra a COVID-19. A notícia surgiu após uma interpretação equivocada sobre um estudo científico que foi publicado.

Na atual situação, as fake news que circulam mais rápido são as que propagam a cura da doença. Tem sido muito complicado desmentir boatos, principalmente quando atingem a saúde das pessoas.

Segundo o site SANAR-MED, que é uma empresa especializada em cursos para residência médica e publica artigos da área, pesquisadores da Austrália resolveram testar a substância Ivermectina contra o novo coronavírus. O estudo foi motivado pelo conhecimento da eficácia in vitro desta substância contra outros vírus. Após a publicação dos resultados, a notícia chegou de forma equivocada às redes sociais como uma promessa de cura, e rapidamente se espalhou. 

Porém a conclusão da pesquisa é muito diferente do boato espalhado.

Deixe seu comentário