Espaço Jurídico

Noélia Sampaio é a única advogada mulher com inscrição deferida para cargo de Conselheira do CNJ


A piauiense Noélia Sampaio, advogada atuante na área trabalhista, é a única mulher com inscrição deferida para o cargo de Conselheira representante da Advocacia, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ela poderá ser, portanto, a primeira advogada do Piauí a ocupar o cargo, cuja função é de controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, bem como contribuir para o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

Foto: DivulgaçãoNoélia Sampaio poderá ser a 1ª advogada piauiense nomeada Conselheira do CNJ
Noélia Sampaio poderá ser a 1ª advogada piauiense nomeada Conselheira do CNJ

Segundo Noélia Sampaio, sempre esteve na luta pela dignidade, pelos direitos sociais e por uma vida mais humana, o que lhe capacita para exercer o cargo de relevância nacional. Formada em Contabilidade e Direito, Noélia Sampaio tem  quatro pós-graduações, um MBA, um mestrado e atualmente é graduanda em Serviço Social.

" Sou mulher que não para,  sou mãe, mulher negra, feminista e  advogada com orgulho. Filha de trabalhadores rurais, aos 17 anos vim para a capital teresinense. Sai de uma pacata cidade situada há 183 km da capital. Aqui na capital estudei, constituí família, fiz amigos (as) e estou construindo minha trajetória. Tenho dito que não escolhi a advocacia, mas ela me escolheu, e me realizo diariamente quando vejo  que meu trabalho pode ajudar pessoas", destaca a advogada.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Desde os 14 anos exerce a vida profissional, quando foi aprovada em um seletivo para estágio no BNB. Após essa experiência,   passou por várias empresas, desde pequeno porte a multinacional, e já exerceu várias funções. Dentro das habilidades conquistadas ao longo dos anos, entende que isso a credencia para a disputa.

Em 2008, quando se formou em Direito, passou a exercer o munus da Advocacia. Hoje sua atuação  é voltada para o direito do trabalho, direitos sociais, garantias constitucionais, além de fazer parte, voluntariamente, de movimentos sociais.

Desde o início da advocacia, Noélia Sampaio participa ativamente da OAB, fazendo parte de comissões estaduais, foi vice-presidente de uma comissão da oab nacional, foi Conselheira por um período (gestão 2019). Hoje está como presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí (AATEPI).

"Independente de estar ou não na gestão, venho contribuindo incessantemente para a instituição e para a advocacia, com pleitos como: criação da comissão de igualdade racial, acompanhamento do trabalho dos Juizados Especiais, entre outros. Há 12 anos venho exercendo meu mister com responsabilidade, ética e muito compromisso, inclusive, pela classe", evidencia Noélia Sampaio.

PRÊMIOS QUE RECEBEU
> Medalha de Mérito pela cidade de Esperantina;
> Honraria do Conselho Estadual da Mulher;
> Mérito da Academia de Karatê do Piauí pelos serviços sociais prestados à comunidade.

OUTRAS ATIVIDADES
> Finalista no prêmio innovare pelo projeto: Política e Mulher - o papel da Mulher no meio comunitário;
> Vice-presidente da academia de letras de Teresina;
> Representante no Conselho Estadual da Mulher.

"Parafraseando Jota Quest: - Tudo é possível, é só você querer. Dias melhores virão, melhores em tudo", diz Noélia Sampaio. E arescenta: "Dias Mulheres também Virão", encerra Noélia Sampaio.

Deixe seu comentário