14 casarões do Centro Histórico de São Luís apresentam alto risco de desabamento

Levantamento foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Foto: Neto Cordeiro/Grupo Mirante Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) afirma risco de desabamento de casarões no Maranhão.
Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) afirma risco de desabamento de casarões no Maranhão.

Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade há 22 anos, São Luís tem 14 casarões do acervo colonial no Centro Histórico com alto risco de desabamento. O levantamento é do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Ao G1 Maranhão, o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto informou que ao longo do ano 152 casarões foram catalogados e classificados como leve, médio e alto risco de desabar ou vulnerável a incêndios.

“O primeiro ponto é o telhado. A chuva afeta a estrutura do imóvel que vai encharcando. Em caso de alto risco, fazemos o isolamento com tapumes”, explicou.

Segundo o comandante, apesar de o problema aparecer, inicialmente, no telhado e no reboco, há casos em que o imóvel pode estar com sua estrutura comprometida, sem apresentar nenhuma fissura externa.

Em entrevista concedida ao G1 Maranhão (G1MA), Ângela Morais, moradora da Rua Palma, no Centro, disse que teme a ocorrência de um possível desastre no casarão a qualquer momento. “A gente tem medo. Quando chove molha um pouco. Ninguém nunca veio aqui pra orientar não, a gente só vê na televisão”, afirmou.

Em caso de emergência ou se alguma pessoa for vista nas dependências de um casarão isolado pelo Corpo de Bombeiros, o coronel alerta que a central deve ser acionada por meio do número 193. “Até para combater incêndio existe um trabalho específico para estes tipos de prédios”, acrescentou.

A formação do banco de dados com a situação do acervo é um trabalho desenvolvido por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que atua em conjunto com as secretarias do Estado e do município e com a União.

Fonte: Com informações do G1MA

Deixe seu comentário