Alepi faz sessão solene em memória do deputado federal Assis Carvalho

A sessão solene será realizada na manhã de hoje (14) pelos deputados estaduais da casa.

Foto: Internet Deputado federal Assis Carvalho (PT-PI).
Deputado federal Assis Carvalho (PT-PI).

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza sessão solene especial em homenagem ao deputado federal Assis Carvalho (PT), na manhã desta terça-feira (14). O parlamentar de 59 anos, morreu no último domingo (05), após sofrer um infarto, no município de Oeiras, distante de 227 quilômetros de Teresina.

A informação da sessão solene foi confirmada pelo presidente e deputado estadual Themístocles Filho (MDB) e pela deputada estadual Flora Izabel (PT).   

“Nos reunimos com os deputados e ficou decidido que na próxima terça-feira, dia 14, será realizada uma sessão em homenagem ao ex-deputado estadual e federal. E, claro, quem vai encabeçar essa homenagem é o Partido dos Trabalhadores, do qual ele fazia parte, e deverá ser acompanhado pelos demais parlamentares”, explicou o presidente da Assembleia.

Themístocles Filho também confirmou que as atividades na Assembleia Legislativa foram suspensas durante toda esta semana em homenagem ao ex-deputado estadual Assis Carvalho.

“Faremos uma sessão solene em homenagem ao deputado Assis Carvalho como uma forma de homenagear o entusiasta do Piauí que ele sempre foi. O deputado, o pai, o amigo. Convidaremos entidades e ainda será exibido um vídeo sobre a sua história”, adiantou a deputada Flora Izabel.

Morte do deputado federal Assis Carvalho 

O deputado federal, Assis Carvalho (PT-PI), de 59 anos, morreu no último domingo (04), após sofrer um infarto no município de Oeiras.

O parlamentar estava em casa, quando passou mal. Desde então, o estado de saúde do deputado era considerado grave e seria transferido para a capital, mas acabou não resistindo e falecendo na cidade.

O sepultamento aconteceu na última segunda-feira (05), no cemitério Campo da Esperança, em Oeiras.

Trajetória

Nascido no povoado Santo Antônio, em Oeiras, casado e pai de três filhos, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves era o mais velho de oito irmãos. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés para incrementar a renda familiar. Na primeira vez que entrou numa escola para estudar tinha 10 anos de idade.

Mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para a Caixa Econômica Federal em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997.

Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado.

Como bancário, alcançou importantes conquistas para a categoria, ao lado de outros sindicalistas que hoje também são destaques na política como Wellington Dias, Simplício Mário, Jesus Alves e Regina Sousa.

Presidiu a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF) e foi duas vezes dirigente do Sindicato dos Bancários. Foi ainda membro da diretoria da Confederação Nacional dos Bancários e socio-fundador da Cooperativa de Crédito dos Bancários de Teresina.

Exerceu o mandado de deputado estadual, secretário de Estado da Saúde, diretor-geral do Detran-PI e presidente da Agespisa (Companhia de Águas e Esgotos do Piauí S/A).

Assis Carvalho foi o deputado estadual mais votado pelo PT em 2006, com quase 34 mil votos, sendo um parlamentar influente na Assembleia Legislativa do Piauí.

Como deputado estadual presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e aprovou projetos importantes como o Código de Saúde do Piauí. Foi o deputado federal mais votado pelo Partido dos Trabalhadores com quase 100 mil votos nas últimas eleições.

Fonte: Alepi- Assembleia Legislativa do Estado do Piauí

Deixe seu comentário