Após "descanso", Flamengo se prepara para maratona de 15 jogos e 11 viagens em 52 dias

Depois de três semanas livres nos dias úteis, Rubro-Negro inicia sequência pesada nesta sexta, dividido entre Brasileirão e Libertadores. Clube monta programação para amenizar desgaste

Foto: Foto: reprodução Reinier será desfalque para Jorge Jesus entre outubro e novembro
Reinier será desfalque para Jorge Jesus entre outubro e novembro

Depois de três semanas livres de jogos nos dias úteis, o Flamengo embarca para Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira e dará início a uma maratona pesada até novembro: serão 15 jogos, entre Campeonato Brasileiro e Libertadores, e 11 viagens, considerando ida e volta, em 52 dias. Começando contra o Cruzeiro neste sábado, às 17h (de Brasília), no Mineirão, e terminando diante do Bahia no Maracanã, em 9 ou 10 de novembro, em rodada ainda não desmembrada pela CBF.

Confira a agenda rubro-negra:

21/09 (sábado) - Cruzeiro (fora)

25/09 (quarta-feira) - Internacional

28/09 (sábado) - São Paulo

02/10 (quarta-feira) - Grêmio (fora) - Libertadores

06/10 (domingo) - Chapecoense (fora)

10/10 (quinta-feira) - Atlético-MG

13/10 (domingo) - Athletico-PR (fora)

16/10 (quarta-feira) - Fortaleza (fora)

20/10 (domingo) - Fluminense

23/10 (quarta-feira) - Grêmio - Libertadores

27/10* (domingo) - CSA

30/10* (quarta-feira) - Goiás (fora)

03/11* (domingo) - Corinthians

06/11* (quarta-feira) - Botafogo

10/11* (domingo) - Bahia
*Rodadas ainda não desmembradas pela CBF

Após conseguir repetir pela primeira vez uma escalação contra o Santos, Jorge Jesus será forçado pelo calendário a retomar o rodízio com os jogadores que mais se desgastarem. O técnico ainda terá que lidar com desfalques da data Fifa entre 7 e 15 de outubro. Além das prováveis convocações de Arrascaeta pelo Uruguai e Berrío pela Colômbia, Bruno Henrique e Gabigol são nomes cotados para a seleção brasileira.

Arrascaeta e Berrío desfalcariam o Flamengo contra Atlético-MG e Athletico-PR. No caso de quem for chamado por Tite, a diretoria calcula ter a baixa ainda diante do Fortaleza no dia 16, devido à distância de Cingapura, na Ásia, onde serão os amistosos do Brasil. No mesmo período, Reinier se apresenta à seleção sub-17 para o Mundial da categoria. Apesar da briga judicial para tirar o jovem da convocação no início do mês, desta vez o clube não irá confrontar a CBF.

Para amenizar o desgaste, o Flamengo já montou a programação da semana da Libertadores para ter uma viagem a menos: o clube repetirá a estratégia utilizada contra o Inter e voltará a ficar concentrado de segunda a quarta-feira em Viamão, a 25 km de Porto Alegre. Após o jogo contra o Grêmio, seguirá na capital gaúcha e irá em voo fretado direto para Chapecó, em Santa Catarina, onde enfrentará a Chapecoense no domingo. Depois de uma semana, retornará ao Rio.

Líder do Brasileiro, com três pontos à frente do Palmeiras, e tentando voltar à final da Libertadores depois de 38 anos, o Flamengo terá nessa maratona a sua prova de fogo para comprovar a força de seu elenco. Para ajudar na missão, o clube estuda a contratação do volante colombiano Fredy Guarín, que tem conversas avançadas com a diretoria. Outro reforço virá do departamento médico: Lincoln se recupera de lesão na coxa direita e será reintegrado em breve.

Fonte: Globo Esporte

Deixe seu comentário