Caderno de Receitas Piauienses é lançado na Piauí Sampa

O livro foi idealizado por Luiza Teles Veras, filha de Senhorinha Veras

A arte da boa culinária foi destaque durante o lançamento do livro Alquimia do Sabor – Caderno de Receitas Piauienses, na tarde de hoje (09), no Shopping Eldorado em São Paulo, onde é realizada a Piauí Sampa.

A publicação, que está em sua segunda edição, é um a homenagem à Senhorinha Veras, piauiense que viveu em Luzilândia, no norte do Piauí, e que dedicou sua vida a arte da gastronomia.

Segundo Dalila Veras, portuguesa casada com um dos filhos de Senhorinha Veras, a maior dificuldade para confecção do livro foi colocar medida no que nunca havia sido medido. “Quem cozinha não tem medidas, então tivemos dificuldade para explicar como Senhorinha Veras transformava ingredientes como o bacuri, a carne de sol e o feijão verde em receitas deliciosas”, comentou Dalila.

O livro foi idealizado por Luiza Teles Veras, filha de Senhorinha Veras, e teve sua primeira edição publicada em 1996. “Foi um caderno produzido de forma não comercial, todo revisado por Senhorinha Veras. Na segunda edição, que é essa que lançamos agora, resolvemos publicar um livro mais profissional, com foco no mercado”, informou Dalila.

Uma das novidades da segunda edição da publicação é um glossário com o significado de verbetes e expressões típicas do Piauí. “A idéia é facilitar a utilização das receitas nas várias regiões do país”, comentou Dalila, que também é escritora e proprietária da Alpharrabio Edições, editora responsável pela publicação do livro.

Dalila disse ainda ser uma admiradora da cultura do Piauí, que, em sua opinião, tem como ponto mais representativo a culinária. “O Piauí é um Estado singular, que tem uma culinária delicada e uma diversidade cultural pouco conhecida. A Piauí Sampa é uma oportunidade de divulgar tudo o que o Estado tem de bom”, disse.

A mostra, que acontece até domingo (14) em São Paulo, é uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Sebrae Nacional, Governo do Estado, Governo Federal, Prefeitura de Teresina, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

Deixe seu comentário