Conselho de Saúde entrega Kits de testagem da Covid-19 na FMS

A distribuição dos equipamentos faz parte do Programa Emergencial Busca Ativa Covid-19.

Foto: Reprodução/ Internet Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS).
Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS).

Em continuidade as ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) realizou a entrega de kits de testagem e Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) à Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS). 

Na Fundação, o presidente do CES-PI, João Cabral, ressaltou a relevância da entrega dos kits para a ampliação das testagens e controle da pandemia. "Estivemos na FMS com o presidente Dr. Moura Neto e com o conselheiro de saúde, Celso Henrique. Através do Programa Busca Ativa do Estado do Piauí entregamos neste estabelecimento de saúde kits para testagem de Covid-19 e vários EPI´s. São muitos itens para que se possa testar e ampliar esse serviço que a Prefeitura de Teresina já vem fazendo, que é o de examinar as pessoas, principalmente, aqueles com maior exposição ao vírus", disse.

O Projeto Emergencial Busca Ativa tem como objeto firmar a mútua cooperação entre a SESAPI e a Secretaria Municipal de Saúde, com base no decreto estadual n° 18.972, de 08 de maio de 2019, que institui o programa, em cooperação com os municípios, equipes de busca ativa para promover nos territórios de desenvolvimento o rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19, autorizando a contração por excepcional interesse público de pessoal para composição das equipes de busca ativa, bem como demais pessoas em casos suspeitos de contaminação.

O presidente da FMS, Manoel Moura Neto, comenta a importância da parceria dos órgãos de saúde, principalmente, neste cenário de pandemia. "Essa ação é uma demonstração da parceria que sempre existiu, está existindo e continua. É importante que nesse momento os entes federativos se unam para combater esse inimigo perigoso que tem devastado algumas pessoas e famílias. Tem levado nossos irmãos a óbito, uma coisa que a gente só pode vencer se estivermos juntos, porque separados fica difícil", finaliza gestor.

Deixe seu comentário