Dia do Podcast no Brasil, 16 anos de história no país

O Podcast é uma mídia de áudio disponibilizado em Really Simple Syndication (RSS)

Foto: Divulgação/Abpod O podcast no Brasil cresce a cada ano
O podcast no Brasil cresce a cada ano

Hoje, 21 de outubro, é o Dia do Podcast no Brasil, uma mídia praticamente nova país, tendo início ainda em 2004. Além disso, o número de brasileiros que escutam e produzem podcast têm crescido cada vez mais, principalmente devido ao advento da internet e das ferramentas digitais.

Nas redes sociais, diversas pessoas e perfis de grandes podcasts no Brasil publicaram mensagens desejando um feliz Dia Nacional do Podcast. “Desejamos não só um Feliz Dia do Podcast no Brasil, mas que vários dias possam ser especiais para a mídia, com geração de informação, diversão, negócios, defesa de causas ou simplesmente um papo com os amigos pela internet”, publicou a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), no Instagram.

O que é podcast?

Para algumas pessoas o Podcast é um programa de rádio gravado e disponibilizado na internet, no entanto, essa definição para Podcast está errada. O Podcast é uma mídia de áudio disponibilizado em Really Simple Syndication (RSS) - uma ferramenta que permite podcasters (criadores e produtores) compartilhar os conteúdos em áudio na Internet.

O Podcast, antes de ser o "Podcast" ele possuía vários nomes. Na sua essência ele pode ser denominado como "Audioblog", assim como os "Blogs" que as pessoas usam para escrever textos sobre determinado conteúdo para a Internet. Por volta de 1990, ano em que começava a expansão da rede de Internet e o surgimento de sites, as pessoas queriam ser ouvidas e ouvir algum conteúdo. O formato mais desejado era o remoto, a capacidade de ouvir áudios em aparelhos remotos de tocadores de música. Naquela época tinham os MP3, iPad, iPod, Fitas e entre outros.

Com a facilidade que viria surgir mais à frente, as pessoas deixaram de querer escrever e ler "Posts" na Internet e passaram a produzir áudios e disponibilizar na rede. Mais na frente, o termo Podcast viria surgir com denominações referentes ao tocador de áudio de Steve Jobs, CEO da Apple, o famoso iPod foi uma união no nome "Cast".

Alguns dos precursores do Podcast são o franco-americano Tristan Louis, o programador e empresário americano Dave Winer e o programador Adam Curry. O nome “Podcast” foi criado pelo jornalista britânico Ben Hammersley. O nome caiu no gosto dos usuários mais a frente, por volta de 2005.

Podcast no Brasil

No Brasil, um dos primeiros podcasts que se tem conhecimento foram: Digital Minds, Café Brasil, Matando Robôs Gigantes, NerdCast e entre outros que foram lançados por volta de 2004 e 2007.

Até o momento atual, o Brasil e o mundo vivem a “Cultura do Podcast”. Grandes veículos de comunicação e criadores de conteúdo (amadores) vivem desse meio. Podemos dizer que no Brasil a explosão dos podcasts aconteceu em 2019, quando houve o lançamento em massa dos Podcasts do G1, plataforma de notícias da Globo.

Deixe seu comentário