Drone dos EUA é derrubado no Iêmen

Rebeldes houthis, que são apoiados pelo Irã, afirmaram ser os responsáveis por atingir a aeronave não-tripulada dos norte-americanos.

Foto: Reprodução \ Web Militar norte-americano em frente a um drone semelhante ao que foi derrubado no Iêmen
Militar norte-americano em frente a um drone semelhante ao que foi derrubado no Iêmen

Um drone militar dos Estados Unidos foi derrubado em uma região do Iêmen na terça-feira (20), de acordo com duas autoridades americanas que conversaram com a Reuters.

A nave não-tripulada do modelo MQ-9 caiu perto de Sana, que é a capital dos rebeldes houthis, que são alinhados com o Irã e que travam uma guerra com uma coalizão apoiada pela Arábia Saudita.

Essa não é a primeira vez que isso acontece. Em junho, um militar americano disse que os rebeldes houthis, com assistência do Irã, haviam derrubado um drone.

As forças americanas eventualmente usam drones para bombardear o ramo da Al-Qaeda no Iêmen, conhecida como Al-Qaeda na Península Arábica.

Esse grupo se beneficia de uma guerra de quatro anos entre o movimento houthi e o presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi. Ele é apoiado pelo governo saudita.

Um dos oficiais disse que aparentemente o equipamento que atingiu o drone é um míssil disparado do chão, lançado pelo grupo de houthis.

Não deve haver uma resposta americana à derrubada da aeronave não-tripulada, de acordo com as autoridades americanas que conversaram com a Reuters.

Yahya Saria, porta-voz militar dos houthis, disse em uma rede social que “o míssil [que derrubou o drone] foi desenvolvido localmente e será revelado em uma entrevista coletiva”.

“Nossos céus não são mais abertos para violações como uma vez foram, e os próximos dias terão grandes surpresas”, afirmou.

Fonte: G1

Deixe seu comentário