Elmano destaca geração de 1800 empregos diretos em obras nas BR´s

Segundo o senador, durante o governo Bolsonaro já foram construídos mais de 400 km de BRs, em obras que geram muitos empregos e renda para os piauienses.
Por Redação Verdes Campos Sat 19 de Fevereiro de 2021 às 10:13

Foto: Reprodução/ Ascom Elmano destaca geração de 1800 empregos diretos em obras nas BR´s.
Elmano destaca geração de 1800 empregos diretos em obras nas BR´s.

Quase 20 grandes obras de infraestrutura estão em execução nas estradas federais do Piauí. Juntas, elas garantem quase 1800 empregos diretos. Boa parte deste conjunto de obras tem à frente o senador Elmano Férrer (PP/PI), que atua para viabilizar a ampliação da infraestrutura do Estado, com destaque para as áreas de transporte e logística. Segundo o senador, durante o governo Bolsonaro já foram construídos mais de 400 km de BRs, em obras que geram muitos empregos e renda para os piauienses. 

“Somente o trecho federal de duplicação da BR-316, entre Teresina e Demerval Lobão, gera 140 empregos diretos”, informa Elmano Férrer, que destinou R$ 47 milhões para esta obra. Já no Contorno Rodoviário de Teresina, outra obra viabilizada pelo senador e que representa a maior intervenção de mobilidade urbana na história da capital, são gerados mais 122 empregos. “Tem outras ações do Contorno Rodoviário, como o rebaixamento da Av. João XXIII, na altura da Ladeira do Uruguai, que ainda nem foram iniciadas. Portanto, dentro deste projeto, mais empregos ainda estão a caminho”, avisa Elmano.

O parlamentar enfatiza que outras ações federais em execução no Estado oferecem ainda mais oportunidades de trabalho. Conforme Elmano Férrer, o conjunto de obras da BR-235, que inclui o asfaltamento do trecho entre Caracol e Bom Jesus e a construção da ponte estaiada ligando Santa Filomena (PI) a Alto Parnaíba (MA), garante mais 495 empregos. “Só na construção da ponte estaiada tem 155 trabalhadores envolvidos, sendo que a grande maioria é daquela região”, comemora o senador.

Segundo Elmano Férrer, mais 295 empregos são gerados na BR-135 (‘Rodovia da Soja’). “São trabalhadores que fazem a manutenção da estrada nos trechos de Eliseu Martins a Jerumenha e de Eliseu Martins a Bom Jesus. Estes trabalhadores também realizam o alargamento de outros dois trechos desta BR: um entre Gilbués e Bom Jesus, outro que se estende de Gilbués até a divisa com a Bahia. Após concluídas, estas obras vão facilitar o escoamento dos grãos produzidos nos cerrados e criar novas oportunidades de trabalho”, explica o parlamentar.

Entre as várias obras que mais empregam no Piauí, o senador também inclui a pavimentação asfáltica da BR-222, entre Piripiri e Batalha (150 trabalhadores), e a restauração da BR-343, entre Teresina e Piripiri, que envolve 326 trabalhadores. “O Governo Bolsonaro investiu cerca de R$ 1 bilhão no Piauí apenas em infraestrutura, transformando o estado em um grande canteiro de obras. São investimentos que geram muitas riquezas para os piauienses”, avalia Elmano.

Ritmo acelerado
As obras realizadas nas BRs que cortam o estado são de responsabilidade do Dnit/PI. Conforme Ribamar Bastos, superintendente do órgão no Piauí, estas obras também se destacam pela celeridade. Algumas, segundo ele, serão entregues antes do prazo previsto inicialmente, entre elas, a ponte estaiada de Santa Filomena, que deve ser inaugurada em março com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura.

Enquanto um projeto federal é concluído, outro está prestes a começar: na semana passada, o senador Elmano Férrer anunciou a construção de uma nova ponte ligando o Piauí ao Maranhão, entre os municípios de Ribeiro Gonçalves (PI) e Tasso Fragoso (MA), na BR-330. “Com esta ponte, os produtores da região vão deixar de depender de balsas para atravessar o Rio Parnaíba. Assim, vai ficar bem mais rápido e barato escoar a produção dos nossos cerrados”, prevê o senador.

Deixe seu comentário