Evento online destaca importância da educação em tempos de pandemia

Ao todo foram 70 pessoas envolvidas no projeto.

Foto: Getty Images Ideias coletivas
Ideias coletivas

Foi realizada pela 2ª Gerência Regional de Educação (GRE) o projeto webinar, ou seja, uma conferência na internet. O tema “Papel social da escola no contexto da pandemia”, busca discutir como a educação pode ser uma ferramenta importante na vida das pessoas em tempos de pandemia. Ao todo foram 70 pessoas envolvidas no projeto.

O evento online foi conduzido pela professora Gina Vieira Ponte de Albuquerque. Participaram do momento; técnicos de ensino, os supervisores municipais, coordenadores e gestores das escolas e  anexos jurisdicionados em 14 municípios.

Durante a palestra, a professora mestra em Linguística pela Universidade de Brasília, especialista em Educação a Distância e autora do Projeto Mulheres Inspiradoras, demonstrou a importância do que cada um representa na escola, no acompanhamento dos alunos e da escola como um todo.

“Esse momento está nos mostrando que qualquer um saber só faz sentido se estiver ancorado em valores universais como direitos humanos, empatia, solidariedade, e se estiver conectado às necessidades reais das pessoas e seus contextos. Há uma chance das famílias e da sociedade vivenciaram experiências que nos ajudem a compreender que educar é mais complexo do que só depositar conhecimentos e atividades”, disse.

A gerência vem realizando reuniões com o intuito de aprimorar o trabalho interno nos diversos setores: Equipe multiprofissional, gestão e ensino, setor financeiro, dando suporte técnico e monitoramento das atividades desenvolvidas nas escolas, como disse o coordenador de Ensino, Francisco de Paula.

“Dentro dos planos de ação já contemplamos atividades junto à equipe multiprofissional da 2ª GRE. Temos desenvolvido além das webconferências, webinares voltados ao conteúdo, mas também ao lado lúdico, fazendo com que a equipe possa associar o momento a situações vivenciadas no chão da escola, como, por exemplo, Live do Riso, Live das Emoções, dentre outras”, pontuou o coordenador.

Na outra ponta, a gerente regional Perpétua Barbosa avalia que é hora de qualificar a comunicação com as famílias e desenvolver atividades socioemocionais. “É preciso envolver a escola, professores, alunos e família. As gerências regionais, junto à Ugie e Unea, já estão elaborando o protocolo de retomada às aulas, o qual sabemos que não será fácil. Retornaremos para uma escola totalmente diferente, tanto na maneira de ensinar quanto de aprender, e nossas experiências durante esse período é que irão nos dar suporte nessa retomada”, destacou a gerente.

Deixe seu comentário