Uma nova estratégia de vacinação contra a Covid-19, em Teresina, deve começar nesta semana, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). A próxima etapa irá abranger uma nova faixa de idosos, que será adequada à quantidade de doses recebidas pela capital.
“Dependendo do número de doses, vacinaremos os idosos na faixa de 80 a 89 anos. Caso a gente receba um número inviável para toda essa faixa etária, priorizaremos os de 85 a 89 anos”, explica a gerente de ações estratégicas da FMS, Ayla Calixto.
Atualmente, o grupo de pessoas que recebem o imunizante são idosos acamados com mais de 90 anos, além da segunda dose de profissionais de saúde. Ainda de acordo com a gerente da FMS, na nova etapa, a imunização será em duas frentes:
• Vacinação por meio de drive-thru: as pessoas recebem a dose dentro de carros em pontos estratégicos da cidade;
• Salas de vacina: as pessoas recebem a dose em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, por meio de agendamento prévio.
“Estas medidas visam evitar a formação de aglomerações, por estarmos trabalhando com um grupo maior de pessoas desta vez”, diz a gerente.
Agendamento
Para receber a vacina nas Unidades Básicas de Saúde, é necessário que seja realizado o agendamento na plataforma Vacine Já, disponível no site da FMS: fms.pmt.pi.gov.br — basta clicar no banner “Vacine Já”.
Ao entrar, o usuário deve clicar na opção de “Pré-cadastro”, onde vai inserir dados como CPF e endereço, escolher uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, dia e horário da vacinação. No caso dos acamados, é necessário a identificação da pessoa e então preencher os dados; em seguida deve-se aguardar o contato da FMS, que irá agendar a visita da equipe de saúde.
Quantidade de pessoas vacinadas
Até a data de hoje (22), a FMS já aplicou 30.423 doses da vacina contra a Covid-19 em Teresina, das quais 25.795 correspondiam à primeira dose e 4.628 à segunda. Um total de 27.849 pessoas já foram beneficiadas, entre trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos institucionalizados, pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos com 90 anos ou mais em geral. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), a previsão de chegada de novas doses está para a próxima quinta-feira (25).
Fonte: Com informações da PMT