FMS de Teresina recebe 70 respiradores comprados na Turquia

O valor total da compra equivale à R$ 8,1 milhões.

Foto: PMT Respiradores chegaram na manhã desta segunda-feira (01)
Respiradores chegaram na manhã desta segunda-feira (01)

Além da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) receber 100 respiradores, a Fundação Municipal de Teresina (FMS), também recebeu novos respiradores, também comprados na Turquia.  Ao todo, foram 70 respiradores, todos serão usados na ampliação de leitos de estabilização e de UTI nos hospitais da rede, reforçando o cuidado a pacientes com quadro grave da Covid-19.

O valor total da compra equivale à R$ 8,1 milhões. O prefeito de Teresina, Firmino Filho, disse que a maior dificuldade é em ampliar a rede hospitalar, ainda mais quando se há um grande número de pessoas infectadas que cresce a cada dia. “Temos um cenário de escassez de respiradores em nível mundial, o que dificultou a compra dos equipamentos. Estes foram adquiridos no exterior, dentro das regras internacionais e dos critérios estabelecidos para um momento de emergência como este”.

O presidente da FMS (Fundação Municipal de Saúde), Manoel de Moura Neto, explica que com essa aquisição de mais 70 novos respiradores, serão ampliados os leitos de UTI do HUT. Além disso, será reforçado o trabalho realizado nas salas de estabilização de hospitais, UPAs e hospital de campanha”.

Ele informa que o contrato referente à compra dos equipamentos, escrito em inglês, está sendo traduzido para o português por um tradutor juramentado, como determina a lei, e será publicado no Diário Oficial do Município ainda esta semana. Os governos de São Paulo, Bahia, Piauí e Recife também adquiriram respiradores da mesma empresa turca.

O médico infectologista da FMS, Walfrido Salmito, afirma que a disponibilização desses equipamentos representa um avanço na saúde pública da capital. “Uma das complicações da Covid-19 é a insuficiência respiratória, já que a pessoa pode ter pneumonia viral ou bacteriana, comprometendo os pulmões. Nesses casos, os respiradores são importantes para dar suporte de ventilação ao paciente, aumentando a possibilidade de sobrevida”, explica.

Deixe seu comentário