Governadores do Nordeste adotam novas medidas durante reunião

Durante o encontro por vídeo, os governadores pediram urgência na aquisição de exames e testes rápidos para testagem de possíveis casos de infecções por coronavírus.

Foto: Sesapi A reunião ocorreu por meio de videoconferência.
A reunião ocorreu por meio de videoconferência.

Em uma reunião realizada por meio de videoconferência, na tarde desta quarta-feira (01), Governadores do Nordeste conversaram sobre os próximos passos no trabalho conjunto de combate ao coronavírus, responsável pela transmissão e propagação da Covid-19.  Todos os noves estados que compõem a região estiveram presenstes.

Além dos chefes executivos, os médicos e cientistas representantes do Comitê de Cientistas do Nordeste, atualmente com 13 membros e chefiado pelo médico doutor Miguel Nicolelis (RN), participaram da reunião. Durante o encontro por vídeo, os governadores pediram urgência na aquisição de exames e testes rápidos para testagem de possíveis casos de infecções por coronavírus.

Testes

Apesar do recente anúncio da aquisição de 500 mil testes para todo o país, por parte do Ministério da Saúde (MS), os governadores entendem que o número ainda é insuficiente e que a aplicação dos exames é fundamental para o estabelecimento de estratégias no combate à pandemia. Para o governador do Piauí, Wellington Dias, é preciso que todos possam agir de forma ágil, pois assim será possível estabelecer estratégias para tratar pessoas com Covid-19.

Segundo o governo, os testes devem ser adquiridos por meio do Consórcio do Nordeste para que possa haver uma elaboração de política de enfrentamento unificada.

Isolamento

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa contaminada, mesmo assintomática, infecta em média de dez a 17 pessoas, isso em locais onde não foi adotada a política do isolamento social. No Piauí, essa medida foi adotad desde o dia 19 de março. Com o confinamento, estima-se que essa multiplicação caia para 2,4 pessoas por cada paciente infectado.

A orientação feita pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), é que pacientes diagnosticados com Covid-19 são isolados em casa durante 14 dias, tempo para que fique curado e não transmita mais o vírus.

Tecnologia

Ainda na reunião, as autoridades regionais conversaram sobre a criação de um aplicativo móvel que teria a capacidade de ligar cada indivíduo ao atendimento da Rede de Atenção Básica de Saúde. Através do aplicativo, cada pessoa teria a possibilidade de reportar, de onde estiver, sintomas suspeitos e fatores de risco, como hipertensão, diabetes e problemas pulmonares, para que um profissional possa, a partir daí, repassar as orientações e até gerar encaminhamentos, o que garantiria um atendimento mais eficiente.

fabricação e distribuição das máscaras

Os governadores trataram ainda sobre projetos locais de fabricação e distribuição das máscaras de proteção com baixo custo, para facilitar o trânsito de pessoas com mais segurança em meio a espaços públicos. O modelo caseiro é diferente das máscaras que compõem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados por profissionais da saúde.

Decisão

A decisão dos nove governadores do Nordeste foi montar um conselho científico de pesquisadores de cada região, que participem de grupos internacionais de pesquisa que acompanham as ações e medidas relacionadas ao novo coronavírus.

Com isso é esperado que esse grupo apresente sugestões de enfrentamento à Covid-19, por meio de canais como boletins diários com orientações aos governadores.

Fonte: com informações do Portal da Saúde*

Deixe seu comentário