Governo do Piauí e do DF conversam sobre vacina contra à Covid-19

Segundo Dias, o objetivo é realizar um planejamento que contemple todos os estados e municípios brasileiros.

Foto: Reprodução/Internet Atualmente existem duas vacinas em fase de teste no Brasil
Atualmente existem duas vacinas em fase de teste no Brasil

Com o início da fase de testes de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19), aqui no Brasil, os estados brasileiros já começaram a fazer os planejamentos necessários para realizar a campanha de vacinação contra à Covid-19. Ontem, 11 de agosto, o governador do Piauí (PI), Wellington Dias, conversou com o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, em Brasília, sobre um plano de ação para começar o processo de vacinação, assim que a vacina estiver disponível para todo o país. 

Segundo Dias, o objetivo é realizar um planejamento que contemple todos os estados e municípios brasileiros. “estabelecer um planejamento que contemple toda a cadeia desta etapa, desde aquisição desta vacina, o processo de validação que passa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a aplicação, tendo como base experiências positivas que temos experienciado nos últimos anos, como no caso da Influenza”.

Atualmente no Brasil existem duas vacinas sendo testadas, ambas na fase três, sendo a de Oxford, do Reino Unido, e a da Sinovac, da China.

Recursos

Outro ponto tratado durante o encontro, foi a questão sobre liberação de recursos para o combate à pandemia da Covid-19.  “É bom lembrar: a pandemia não acabou e a necessidade da manutenção de leitos de UTI continua. O governador Ibaneis me mostrava que, em Brasília, 79% dos leitos de terapia intensiva estão ocupados. No Piauí, são 55%. Ou seja, mantém-se um custo e há a necessidade de se ter aquela parte que foi vetada de R$ 8,6 bilhões”, conclui Dias.

Deixe seu comentário