Governo e IBGE fecham parceria para pesquisa do Censo Demográfico 2020

O Censo 2020 será realizado entre os meses de agosto e outubro

Foto: Reprodução/Web Ilustrativa
Ilustrativa

O governador Wellington Dias reuniu-se com o chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Piauí, Leonardo Passos, nesta segunda-feira (7), no Palácio de Karnak. Durante o encontro, foi firmada uma parceria para a realização do Censo Demográfico 2020.

A operação é realizada de dez em dez anos para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. Segundo a CCOM, o levantamento do Censo 2020 será realizado entre agosto e outubro do próximo ano e mais de 900 mil domicílios dos 224 municípios serão visitados para a coleta de dados. 

“É uma grande operação e daremos o apoio necessário em relação a estrutura, equipamentos adequados para o treinamento da equipe e internet de qualidade. Pedimos a todos que colaborem, pois o senso é fundamental para o setor público e privado, gerando uma base de dados que permite que o país e estados tirem proveito para o desenvolvimento de cada região”, disse Wellington Dias.

Segundo Leonardo Passos, é uma atividade que requer muita preparação e o apoio da administração pública é fundamental para o trabalho. “Estamos em contato com órgãos estaduais e municipais para montar a estrutura para coletar as informações. É uma atividade complexa, que exige um amplo treinamento para o levantamento dos dados. Apenas no Piauí, mais de três mil pessoas serão contratadas para a operação”, afirmou o chefe do IBGE no Piauí.

Saiba mais sobre o Censo: 

O Censo constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional. O Questionário Básico da pesquisa investiga informações sobre as características do domicílio e dos moradores. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos.

Seu questionário básico será aplicado a cerca de 71 milhões de domicílios particulares permanentes do país e contará com 26 questões. O questionário da amostra, aplicado a 10% desse contingente, ou cerca de 7,1 milhões de domicílios, abarcará 76 questões, contemplando os seguintes temas: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcial idade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, e mortalidade.

Fonte: CCOM

Deixe seu comentário