Governo implanta ensino de robótica em 20 escolas públicas do Piauí

O objetivo é levar conhecimento sobre eletrônica, programação e robótica

Foto: Divulgação De acordo com a Seduc, 21 professores da educação pública devem participar do projeto
De acordo com a Seduc, 21 professores da educação pública devem participar do projeto

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), começou a implantar oficinas de robótica em escolas públicas do Piauí. O objetivo é levar conhecimento sobre eletrônica, programação e robótica. 

As oficinas foram implantadas em 20 escolas do estado. De acordo com a Seduc, as aulas serão idealizadas por professores da rede pública de ensino, sendo 21 profissionais da educação. A previsão é de que 500 alunos possam participar do projeto.

Ainda no primeiro modolo, as aulas serão remotas. De acordo com órgão público, já existem 30 projetos de robótica para serem apresentados às escolas, Seduc e o Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF), de forma remota.

Para o coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, professor Alberto Machado, essa é uma ótima oportunidade, e que no fututo, o ensino da robótica deve ser ampliado com o desenvolvimento de uma política específica para área.

“O projeto insere oficinas práticas de robótica com Arduíno para, no mínimo, 480 alunos da rede, inicialmente em 20 escolas estaduais de Teresina. A realização de uma grande Feira de Robótica também faz parte das metas do projeto. Tudo isso com a parceria de 21 professores que participaram dos cursos de Robótica do Centro de Formação Antonino Freire”, observa o coordenador.

Uma das metas visadas com à aplicação das oficinas, é inserir projetos práticos de automação e robôs, ao mesmo tempo, práticas de linguagem de programação para robótica. No projeto, os alunos 1º e do 2º ano do Ensino Médio de tempo integral, devem participar das oficinas. Eles também participarão das Olimpíadas Estaduais de Robótica, que serão realizadas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no ano de 2021.

Os projetos de robótica prontos serão apresentados em setembro através de vídeos nas redes sociais e lives.

Deixe seu comentário