Guarda Municipal de Teresina instala 16 postos em Centros Sociais

Com isso, 84% das unidades contam agora com a presença de guardas para dar uma maior segurança à população
Por Kryssyno Oliveira 2 de Fevereiro de 2021 às 13:17

Foto: Ascom/GCM Guardas Municipais agora atuam em CRAS de Teresina
Guardas Municipais agora atuam em CRAS de Teresina

Cerca de 16 postos fixos da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) foram montados em 19 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Com isso, 84% das unidades contam agora com a presença de guardas para dar uma maior segurança à população que andam nos locais.

“O objetivo é atender ao maior número de solicitações com o pessoal e meios existentes. Isso vai abranger toda a cidade. Com relação aos CRAS, foi uma solicitação da secretária Eliana Lago”, disse o comandante da GCM, coronel Nixon Frota, destacando que há um estudo para ampliar em 100% a presença da Guarda nos Centros.

A secretária municipal de Cidadania, Eliana Lago, da Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), destaca a importância da atuação da GCM diante do aumento de arrombamentos e furtos em prédios dos CRAS.

“É uma parceria que deu certo. A Guarda Municipal, prestando a segurança tanto na preservação do patrimônio dos prédios dos CRAS, quanto inibindo a onda de violência que os servidores têm enfrentado. O problema de segurança nos CRAS é uma demanda antiga dos servidores, que relatam frequentes ocorrências de arrombamentos e furtos: de ar-condicionado, fios de energia, computadores, entre outros. O que vem afetando o atendimento ao público, tanto aos servidores quanto aos assistidos”, ressaltou Eliana Lago.

Postos Fixos em Parques 

Recentemente, a GCM já havia anunciado a instalação de postos fixos em Teresina, mas em parques municipais. A princípio, em dois locais: Priori, no Parque da Cidadania e no Parque Ambiental Matias Matos, localizado no bairro Mocambinho. 

A instalação dos postos em parques é um projeto que está sendo articulado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) para a criação da ‘guarda ambiental’.

Saiba mais:

- Guarda Municipal de Teresina passa a realizar patrulhamento 24h por dia

Fonte: com informações da PMT

Deixe seu comentário