HUT mantém atendimento normal durante feriado da Semana Santa

Além das escalas normais o HUT possui ainda uma escala de sobreaviso com profissionais especializados no trauma

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) manterá atendimento normal durante a Semana Santa. As equipes estarão trabalhando 24 horas cumprindo suas escalas de plantões e a programação diária de cada setor. Os serviços de apoio como nutrição, farmácia, laboratório, lavanderia, esterilização, recepção, vigilância, limpeza, etc, também estarão funcionando normalmente durante todo feriado.

Além das escalas normais o HUT possui ainda uma escala de sobreaviso com profissionais especializados no trauma, caso aconteça algum acidente de grande proporção. De acordo com Gilberto Albuquerque, diretor geral da HUT, é comum o aumento no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito nesses feriados prolongados, pois as pessoas costumam viajar e consequentemente ocorre um aumento no número de veículos nas estradas.

“É preciso ter mais atenção e seguir as regras de trânsito. A mistura de álcool e direção ainda é a principal causa de acidentes graves e de grandes proporções, pois na maioria das vezes o condutor está acompanhado de amigos e parentes”, explicou o diretor.

As pessoas que se envolvem nesses tipos de acidentes são classificadas como vítimas politraumatizadas, ou seja, necessitam de um atendimento multiprofissional com profissionais de saúde de várias áreas. O HUT mantém uma equipe com profissionais de saúde especializados nesse tipo de atendimento. São ortopedistas, neurocirurgiões, bucomaxilos, cirurgiões gerais, entre outros. “Apenas na clínica ortopédica, onde a maioria dos pacientes é vítima de acidentes de carro, moto ou atropelamento, é realizado por mês uma média de 600 cirurgias, o que representa quase 60% do total de cirurgias”, finalizou o diretor.

Deixe seu comentário