Limma participa do Fórum de Desenvolvimento do Território dos Cocais

A reunião, realizada na quinta-feira (15) em videoconferência, contou com a participação de órgãos e entidades com atuação no Território dos Cocais.

Foto: Reprodução/ Alepi Limma participa do Fórum de Desenvolvimento do Território dos Cocais.
Limma participa do Fórum de Desenvolvimento do Território dos Cocais.

O deputado estadual Francisco Limma (PT) participou, na semana passada, do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território dos Cocais. A reunião, realizada na quinta-feira (15) em videoconferência, contou com a participação de órgãos e entidades com atuação no Território dos Cocais para debater sobre as ações emergenciais e a retomada da economia na região.

As linhas de crédito para micro e pequenos empreendimentos, legislações e recursos, ações em andamento e interfaces tecnológicas foram algumas das pautas tratadas no fórum.

Representando a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Francisco Limma – que também preside a comissão de fiscalização, controle, finanças e tributação da Assembleia Legislativa – falou sobre as operações de crédito solicitadas pelo Governo do Piauí e aprovadas pela Alepi, que serão destinados para saúde, infraestrutura, segurança, agricultura, regularização fundiária e recuperação de estradas.

De acordo com Limma, a discussão acerca de qual estratégia deverá ser fortalecida no pós-pandemia é urgente. O parlamentar defende, ainda, o fortalecimento da produção local. “A discussão sobre a retomada da economia é um dos desafios que os territórios terão. Acredito que o impacto na economia será maior que o impacto na saúde. E será necessário rever as estratégias, a médio e longo prazo, de fortalecimento da economia, da produção e da prestação de serviços. Não dá para tratar sobre comercialização sem falar no beneficiamento e nas condições de apoio aos produtores. Para isso, é fundamental que os territórios tenham pleno conhecimento dos seus principais potenciais”, disse.

Limma também comentou sobre o avanço do número de casos confirmados de pessoas com covid-19 no interior do Estado e destacou as medidas mais rígidas do último decreto estadual para este final de semana de feriado prolongado.

“O governador tem se esforçado para barrar a circulação desnecessária de pessoas e evitar o aumento do número de infectados por covid-19 e acidentes no trânsito. Mas a população precisa fazer a parte dela. O que percebo de avanço é que, inicialmente, os esforços se voltavam para o fortalecimento da estrutura de UTIs e o atendimento emergencial dos pacientes. Agora, há protocolos que apontam para a identificação mais cedo dos casos para o início de tratamentos que evitem a ida dos doentes para a UTI”, finalizou.

Os Fóruns de Desenvolvimento Territoriais também serão realizados pela Seplan nos demais territórios. Estiveram presentes nesta reunião, os representantes da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan); Secretaria da Agricultura Familiar (SAF); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); Agência Estadual de Fomento; Fundação Centro de estudos econômicos e sociais (Cepro); Banco do Nordeste (BNB); Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); sindicatos dos trabalhadores rurais; empresas de ATER; secretários municipais; e movimentos sociais.

Fonte: Alepi- Assembleia Legislativa do Estado do Piauí

Deixe seu comentário