Mais 14 pacientes diagnosticados com Covid-19, vindos de Manaus, desembarcaram na madrugada desta segunda-feira (25), no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, para realizarem tratamento no Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A aeronave pouso no aeroporto por volta das 01h30. Os novos pacientes são três mulheres e onze homens de idades entre idade de 32 a 70 anos. Dos 14 pacientes, seis estão instáveis e oito estão estáveis. Todos apresentam comorbidades.
A princípio, eram esperados 15 pacientes, mas um deles não embarcou no aeroporto de Manaus devido ao quadro clínico agravado, pois seria arriscado fazer o transporte até Teresina.
Entenda o caso
No último dia 15 de janeiro, Teresina recebeu nove pacientes vindos de Manaus, no Amazonas, que receberam tratamento da covid-19 no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A maioria dos pacientes foram do sexo masculino, na faixa etária de 60 anos e sem comorbidades.
Durante a chegada dos pacientes, haviam 11 ambulâncias e 28 profissionais de saúde à espera, no Aeroporto Senador Petrônio Portella, na Zona Norte de Teresina, onde pousou o avião da Força Aérea Brasileira com os pacientes.
O Amazonas enfrenta um colapso no sistema de saúde, devido a pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Hospitais e cemitérios lotados, e falta de oxigênio em unidades de saúde, são uma das dificuldades enfrentadas no estado.