Mercado para alugar carros cresce na Europa e no Brasil com diferentes modalidades

A ideia de ter um carro, mas sem pagar um valor absurdo, sempre foi algo destinado ao turismo.

Foto: Pixabay Mercado para alugar carros cresce na Europa e no Brasil com diferentes modalidades
Mercado para alugar carros cresce na Europa e no Brasil com diferentes modalidades

O conceito e o uso de carros alugados estão ganhando novos formatos na Europa, e essas mudanças já estão chegando no Brasil. Além do uso desse tipo de veículo para algumas semanas ou dias de férias, as empresas estão começando a oferecer o aluguel por longa duração, de seis meses ou até por mais tempo. Ou seja, ao invés da pessoa arcar com todos os custos de manutenção, ela apenas paga o uso do veículo sem gastos maiores.

A ideia de ter um carro, mas sem pagar um valor absurdo, sempre foi algo destinado ao turismo. Diferentes países no mundo começaram a disponibilizar, por preços acessíveis, veículos para uma semana ou outro curto período de tempo. A medida agradou em cheio os turistas, que acabam tendo a vida facilitada. Eles escolhem um veículo individual, para não dependerem do uso de transporte público, que muitas vezes acaba dificultando a viagem.

Essa ideia foi tão positiva, com retorno do mercado, que algumas empresas começaram a oferecer um serviço não só para quem está de férias. É a modalidade de aluguel com maior tempo de duração. Ou seja, pagando um certo valor mensal, você escolhe um carro e apenas tem o custo de abastecer. Manutenção, impostos e outros gastos padrões ficam por conta da concessionária. Assim, não é preciso ser dono de um carro para ter um transporte individual.

Em Portugal, por exemplo, a alta do turismo nos anos recentes fez com que esse tipo de comércio crescesse. Assim, surgiram empresas para diferentes categorias, algumas com carros mais básicos e outras com carros de luxo, para quem busca uma experiência diferenciada no país europeu. A aluguerdecarrosbaratos.pt realiza um comparativo em Lisboa, e lista os vários carros e locadoras disponíveis na capital portuguesa. Isso mostra como existe variedade neste cenário europeu.

Do turismo ao trabalhador

Não são apenas as grandes cidades com serviços de aluguel de carro, seja em Portugal ou outro lugar no mundo. A demanda de pessoas optando por usar carros em cidades como Funchal, um dos principais destinos da Ilha da Madeira, só tem aumentado. A ideia é fugir dos caros serviços de táxi de regiões menores e com menos acessos. Com isso, a ideia de ter um carro alugado ganha força, passando de uma opção nas férias para algo habitual.

Imagem: PixabayO conceito e o uso de carros alugados estão ganhando novos formatos na Europa, e essas mudanças já estão chegando no Brasil. (Imagem:Pixabay)O conceito e o uso de carros alugados estão ganhando novos formatos na Europa, e essas mudanças já estão chegando no Brasil. 

Em reportagem realizada pela revista Quatro Rodas, é possível entender como funciona este aluguel e quais são os valores cobrados no Brasil. Apesar de já existir este serviço, ainda são poucas cidades que contam com a disponibilidade. São carros, normalmente mais populares, que estão para aluguel por, no mínimo, um ano. Os valores vão de R$ 1.300 até quase R$ 3.000 anuais, dependendo do modelo e do tipo de veículo.

Porém, este mercado deve ganhar mais força nos próximos anos. Uma reportagem do portal G1 mostra como o crescimento do uso de carros alugados tem ocorrido, e quais são os principais investidores por trás disso. Tal modalidade deve ganhar força no Brasil, que mesmo tendo um mercado forte de automóveis, ainda busca uma solução barata para os transportes do dia a dia e também dos turistas.

Deixe seu comentário