Mortes diárias e atendimentos de pacientes com Covid-19 têm tendência de queda em unidades de saúde do Ceará, diz secretário

A informação foi divulgada pelo titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), durante coletiva virtual realizada na manhã desta sexta-feira (22).

Foto: Reprodução/ Internet Mais de 18 mil pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Ceará
Mais de 18 mil pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Ceará

O Ceará registra uma tendência de queda no número de mortes diárias e na quantidade de pacientes atendidos nas emergências, em decorrência do novo coronavírus (SARS-Cov-2). A análise sobre a incidência da doença no estado foi realizada pelo titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, durante coletiva virtual realizada na manhã desta sexta-feira (22).

Segundo ele, a retração no número de óbitos leva um tempo maior para ocorrer, devido à internação de pacientes com doenças crônicas, mas a tendência de queda já se confirma. "O que já estamos vendo é uma tendência à redução desses valores que estão ali entre 80 e 100 óbitos dia. Isso já vem [acontecendo] há alguns dias. E [há ainda] uma tendência à redução no número de atendimento nas emergências, tanto na área pública quanto na área pública", disse ele.

Segundo Dr. Cabeto, a tendência de queda se deve a várias ações desenvolvidas pelo Governo do estado, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, entre eles, "a melhoria dos protocolos nas nossas unidades hospitalares, a entrada de atenção básica com protocolos de atendimento mais precoce, a melhora e o aprendizado da própria unidade de saúde no manuseio desses pacientes". Ele citou ainda o lockdown, as regras mais rígidas de isolamento, em vigor em Fortaleza desde o último dia 8 de maio.

De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizada às 17h29 desta quinta-feira (21), a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto no estado estava em 92% e a de enfermaria adulto, em 79,14%. Já o número de óbitos suspeitos chegava a 609.

Covid-19 no Ceará

O Ceará registrou 31.413 casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus, e um total de 2.161 óbitos por Covid-19, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizada no fim da tarde de ontem. Fortaleza, epicentro da pandemia no estado já tem 18.644 pessoas com a doença e 1.503 mortes.

O município de Caucaia, na Grande Fortaleza, soma 1.104 casos confirmados de Covid-19 e registra 55 óbitos em decorrência da doença. A cidade é a mais afetada pelo novo coronavírus no Ceará, depois da capital cearense .

A quantidade de casos investigados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 43.029 e em todo o estado houve a recuperação de 18.258 pessoas.

Alunos da rede pública do Ceará têm ensino domiciliar durante pandemia, mas relatam dificuldade de estudar

Com lockdown, Covid-19 em Fortaleza têm tendência de estabilidade pela primeira vez, diz governador

Prefeitura de Arneiroz, no Ceará, libera funcionamento de igrejas a partir do dia 1º de junho

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Fonte: G1 CE

Deixe seu comentário