Número de casos confirmados por covid-19 reduz no Piauí

Essa semana registrou um número bem menor de pessoas infectadas pela covid-19, até o momento. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
8 de Junho de 2021 às 21:10
Atualizada em 9 de Junho de 2021 às 11:09

Foto: Breno Esaki/ Agência Saúde Piauí registra 279.952 casos de Covid-19.
Piauí registra 279.952 casos de Covid-19.

O número de pessoas infectadas pela Covid-19 registradas no Piauí, segue com um índice menor, nesta semana. O estado confirmou na noite desta terça-feira (08), apenas 243 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O índice de casos confirmados pelo vírus é bem menor, comparado a semana passada, como por exemplo, na última quarta-feira (02), onde foram registrados 1.317 casos de pessoas infectadas em todo o estado.

De acordo com o balanço realizado pela Sesapi, dos 243 casos confirmados hoje, 137 são mulheres e 106 são homens, com idades entre três e 88 anos. Os casos confirmados no Piauí somam 279.952 distribuídos em todos os municípios.

A Secretaria explica que, por instabilidade no sistema e-SUS, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), os casos confirmados estão sendo divulgados parcialmente.

Foto: Reprodução/ InternetO número de pessoas mortas pela doença chega a 6.139.
O número de pessoas mortas pela doença chega a 6.139.

Conforme o boletim epidemiológico, o estado registrou ainda 13 mortes pela doença, totalizando sete mulheres e seis homens. Eles eram de Baixa Grande do Ribeiro (56 anos), Pedro II (86 anos), São Pedro do Piauí (56 anos), Teresina (30 e 57 anos), Uruçuí (66 anos). As do sexo feminino eram das cidades de Cajueiro da Praia (44 anos), Corrente (40 anos), Parnaíba (66 anos), Pedro II (94 anos) e Teresina (22, 58 e 64 anos).

Os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 6.139 e foram registrados em 222 municípios.

Situação dos leitos no Piauí

Foto: Michael Dantas/ AFPAté o momento, há 977 leitos ocupados no estado.
Até o momento, há 977 leitos ocupados no estado.

A Sesapi informou que, dos leitos existentes na rede de saúde para atendimento à Covid-19 no estado, há 977 ocupados, sendo 630 leitos clínicos, 322 UTIs e 25 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 18.037.

Pessoas recuperadas

Foto: Romário Farias HU/ UFPIPaciente Francinete Binda Dutra, de 57 anos, recuperada da covid-19.
Paciente Francinete Binda Dutra, de 57 anos, recuperada da covid-19.

A Sesapi estima que 272.836 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registrados nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Mortes acumuladas no estado

Hoje, também foram confirmados mais 10 óbitos acumulados de períodos anteriores e que estavam em investigação epidemiológica.

Dos óbitos acumulados, os três homens eram de Teresina (46 e 85 anos) e Valença do Piauí (66 anos). Já as sete mulheres eram de Coronel José Dias (83 anos), Demerval Lobão (72 anos), Pimenteiras (73 anos), Piracuruca (44 e 71 anos), Santana do Piauí (91 anos) e São Pedro do Piauí (86 anos).

Como evitar a Covid-19

Foto: Reprodução/ InternetO Ministério da Saúde recomenda que as pessoas devem continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento social.
O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas devem continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento social.

Neste momento de pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, é necessário que as pessoas sigam todas as orientações do Ministério da Saúde (MS).

Confira os cuidados para prevenir a doença:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, incluindo o espaço entre os dedos, as unhas e os punhos;
- Lavar as mãos principalmente antes de comer e após tossir ou espirrar;
- Se não tiver água e sabão, usar desinfetante para as mãos à base de álcool 70% (líquido ou gel);
- Evitar tocar nos olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas;
- Usar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir com um lenço de papel descartável ou com a parte interna do cotovelo (nunca com as mãos);
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares;
- Evitar contato com pessoas que não estejam no seu convívio muito próximo;
- Evitar sair de casa;
- Se precisar sair, usar máscara como medida de proteção coletiva;
- Evitar locais de aglomeração;
- Pessoas doentes devem procurar a unidade básica de saúde, usando máscara e evitando o contato físico com os demais. Após serem atendidas, precisam fazer isolamento;
- Grupos vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou com imunodeficiência, devem ficar mais atentos às manifestações clínicas;
- Profissionais de saúde devem seguir medidas de precaução, evitando contato físico e se protegendo de gotículas. Para isso, é fundamental o uso de EPIs (máscara cirúrgica, luvas, avental e óculos de proteção).

Deixe seu comentário