Ônibus transportando professores é apreendido por irregularidade na BR-116

Antes de ser recolhido, o veículo foi escoltado pelo Detran para deixar os professores no destino.

Foto: Reprodução / Internet O ônibus foi escoltado por uma equipe do Detran para levar os professores até a cidade de Horizonte.
O ônibus foi escoltado por uma equipe do Detran para levar os professores até a cidade de Horizonte.

Um ônibus de turismo que transportava professores de Fortaleza para Horizonte foi apreendido na BR-116, no km 19, na Região Metropolitana, por apresentar irregularidades. O veículo foi escoltado por uma viatura do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para deixar os professores no município de Horizonte e, em seguida, conduzido até o pátio do órgão. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (11).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo está cadastrado no estado de Pernambuco para o transporte de passageiros. A abordagem foi feita durante uma fiscalização em parceria com o Detran no sentido Fortaleza-Interior da BR-116, na Unidade Operacional do Eusébio.

De acordo com a PRF, o ônibus vai permanecer até que seja feita a regularização dos documentos.

Procurada pela reportagem, a empresa de ônibus informou que os responsáveis se pronunciariam posteriormente, mas até a publicação não foi enviada resposta.

Em nota, o Detran explicou que o veículo é considerado clandestino pois não tinha autorização para fazer o transporte de passageiros. A empresa responsável pelo ônibus é cearense, mas a placa e documentações são de Pernambuco. O ônibus já era reincidente e não possuía licença para operar no Ceará.

O órgão explicou que teve de fazer a escolta, pois a empresa não tinha outro veículo para fazer a substituição e levar os professores até o destino final. O Departamento também explicou que para o veículo transportar passageiros é preciso estar cadastrado no sistema de fretamento do Ceará. A empresa deve procurar o órgão para para efetuar a transferência do veículo para o estado, realizar a vistoria e obter a licença de operação.

Penalidade

O Detran explicou que de acordo com a lei a penalidade para este caso é de apreensão do veículo, além de multa no valor de R$ 1.448,64. E por ser reincidente o valor da multa passa a ser de R$ 2.897,29.

Fiscalizações

Segundo a PRF, as ações de fiscalização estão acontecendo em todo o estado. O Detran faz abordagens e vistoria de transportes de passageiros, enquanto a PRF monitora o trânsito.

Fonte: G1 CE

Deixe seu comentário