Pedagoga diz que criança aprende o gosto pela leitura em casa: “hábito faz toda diferença no futuro”


Foto: reprodução/web Pedagoga diz que criança aprende o gosto pela leitura em casa: “hábito faz toda diferença no futuro”
Pedagoga diz que criança aprende o gosto pela leitura em casa: “hábito faz toda diferença no futuro”

(Sonora criança relatando que ouve histórias contadas pela mãe, na hora de dormir)

É assim a hora de dormir na casa dos irmãos Samuel, de 9 anos, e Emanuel, de 4 anos. Eles contam que, quando vão para cama, sempre conseguem conversar, ler e rezar. Todos os dias, um livrinho diferente é escolhido pela família.

A mãe, a servidora pública Érica Gusmão, conta que esse hábito de ler com os filhos vem desde que são bebês e garante que o gosto pela leitura precisa começar em casa.

E a Érica está certa. Tanto que o Ministério da Educação lançou nessa quinta-feira (5) o programa “Conta pra mim”, que tem o objetivo, justamente, de estimular a leitura de crianças no ambiente familiar.

O programa tem muito material para orientar pais e professores e até um guia com passo a passo sobre as melhores técnicas de leitura para crianças.

Sebastiana de Brito, que é pedagoga e trabalha com educação infantil há mais de 20 anos, explica que a leitura deve começar desde que os filhos são bebês e que esse hábito faz toda diferença no futuro.

Fonte: Agência Brasil

Deixe seu comentário