PMPI e equipes de saúde trabalham em conjunto no combate a Covid-19

Em todo o Piauí, estima-se que mais de 1.000 pessoas foram abordadas durante as operações policiais.

Foto: PMPI PMPI trabalha junto com equipes de saúde.
PMPI trabalha junto com equipes de saúde.

A Polícia Militar do Piauí, em combate ao novo Coronavírus (Covid-19), ela tem feito barreiras sanitárias nas divisas com os estados vizinhos. O órgão trabalha junto com as equipes de saúde e vigilância sanitária, afim de garantir o cumprimento dos decretos em vigor. A ação ocorre em áreas urbanas da capital e do interior, além desses, também nos povoados. Ainda foram reforçadas as orientações sobre o novo coronavírus. 

Foto: PMPIPMPI fecha divisa sanitárias com estados vizinhos.
PMPI fecha divisa sanitárias com estados vizinhos.

De acordo com os dados levantados pelo site Poder360, referentes ao dia 03 de abril, o Piauí é o quinto estado brasileiro com maior nível de cumprimento do isolamento social, e o segundo do Nordeste, empatado com Pernambuco. A partir desses números é que são feitos planejamentos para o combate ao novo vírus.

Foto: Poder360Dados apontam que o Piauí é o quinto estado no rank de estados com maior número de pessoas isoladas no Brasil.
Dados apontam que o Piauí é o quinto estado no rank de estados com maior número de pessoas isoladas no Brasil.

A Coordenadoria Geral de Operações, em Teresina, por meio dos Comandos de Policiamento Metropolitano I e II, promoveu Operações Planejadas realizadas pelas diversas unidades, com fiscalização do cumprimento dos Decretos Municipal e Estadual, em ações isoladas ou em conjunto com órgãos da Prefeitura Municipal de Teresina. O Comando de Policiamento Especializado pôs em prática a Operação CPE nas ruas, com abordagens em diferentes regiões da cidade e dando apoio às Unidades convencionais de área. 

Operação em Teresina

Durante a operação, houveram notificações e fechamento de estabelecimentos (comércios, lojas de peças, de materiais de construção, oficinas de lanternagens, bares, restaurantes); contenção de aglomeração de pessoas; orientações quanto à distância de segurança necessária entre os populares que aguardavam a distribuição de alimentos realizada pela Prefeitura, bem como nas filas em frente às agências bancárias; e lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrências. De acordo com o Relatório de Estatísticas de Ocorrências do SYSPM, no período de 03 a 06 de abril, 1.199 ocorrências foram atendidas pela PMPI na região metropolitana de Teresina.

Operação nos interiores

No interior, os Comandos de Policiamento do Litoral Meio Norte, dos Cerrados e do Semiárido, por meio de das unidades e subunidades, intensificaram as ações preventivas, com barreiras sanitárias nas divisas com os Estados do Ceará e da Bahia, bem como apoio à Vigilância Sanitária e Equipes de Saúde Municipais em abordagens a ônibus para controle de tráfego de pessoas. A finalidade é verificar todos os transeuntes que adentram o Estado e que, após passarem pela triagem, tenham o Piauí como destino final, para que sejam notificados e acompanhados para o cumprimento do período de quarentena. 

Operação no Piauí

Em todo o Piauí, estima-se que mais de 1.000 pessoas foram abordadas durante as operações policiais, enquanto transitavam em carros, motos, bicicletas e transportes coletivos, e outras 420 receberam orientações enquanto estavam presentes em estabelecimentos comerciais abordados pelas guarnições. Cerca de 520 estabelecimentos foram notificados e fechados, mais de 250 veículos foram abordados e 24 TCOs foram lavrados, sendo 11 deles em desfavor de bares abertos irregularmente.

Foto: PMPIMais de mil estabelecimentos foram fechados no estado durante operação.
Mais de mil estabelecimentos foram fechados no estado durante operação.

Fonte: PMPI

Deixe seu comentário