Primeiros profissionais da saúde são vacinados contra covid-19

A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) em Teresina. Os imunizados receberam a dose da Coronavac.
Por Luis Fernando Amaranes 18 de Janeiro de 2021 às 20:15

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Verdes Campos Sat Médico obstetra Joaquim Vaz parente, de 75 anos.
Médico obstetra Joaquim Vaz parente, de 75 anos.

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Piauí, foi o médico obstetra Joaquim Vaz parente, de 75 anos, que atua há 45 anos na Maternidade Dona Evangelina Rosa e já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional. A solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira (18), por volta das 17h, na Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi). A vacina começou a ser distribuída em todo o país.

O médico Joaquim Vaz, emocionado falou que depois de uma estrada sinuosa, semeada de momentos de escuridão, houve o aparecimento da luz no fim do túnel.

“Depois de uma estrada sinuosa, semeada de momentos de escuridão, mas sem que nunca conseguisse enxergar uma luz. Esse momento pode ser coroado com o aparecimento dessa luz no fim do túnel e para nós pode representar o primeiro processo estagnação, a primeira barreira a ser levantada contra essa pandemia, que tanto tem assolado o mundo, o Brasil e nosso Piauí. É com grande satisfação, que eu me dispus a tomar a primeira dose dessa vacina no território do estado do Piauí. Teria sido melhor se eu tivesse a oportunidade de participar como voluntário do processo de pesquisa da fase três que aconteceu no Brasil.  Nesse momento, o que me resta é agradecer a Deus por tomar a vacina contra o coronavírus”, destacou.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Verdes Campos SatMédica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde.
Médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde.

A médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, com mais de 20 anos de serviços prestados à fundação, disse que a felicidade é enorme em ter sida vacinada.

“A felicidade é enorme. Eu fui pega de surpresa, não sabia que seria vacinada. A vacina é a única arma poderosa que nós temos para vencer a pandemia e a única que mostra resultados. Vamos seguir o calendário de imunização para poder termos novamente pessoas saudáveis e o nosso município vitorioso”, destacou a médica.

Durante a Cerimônia foram imunizados ainda quatro profissionais de saúde que exercem e trabalham nas unidades hospitalares do Piauí, a enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos de 33 anos, que atua na UTI covid-19 do Hospital Natan Portella, e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde; a técnica de enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas, a enfermeira da UTI Covid-19, do Hospital Infantil Lucídio Portella, Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, ela é técnica de enfermagem e atua há 35 anos na unidade saúde e do Hospital da Polícia Militar será a enfermeira, da ala Covid-19 e a enfermeira Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, ela atua há 26 anos na profissão.

Em coletiva, o Secretário de Saúde, Florentino Neto, destacou que os profissionais de saúde encontraram nessa vacina, o caminho para a vitória definitiva contra a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

“Nós teremos êxito nessa campanha de vacina, porque primeiro tivemos um líder que se colocou em nível nacional, defendendo o povo brasileiro que pudesse ser imunizado, o nosso governador Wellington Dias. Nós estamos, através do governado, pregando unidades do SUS, nesse espirito de união e esforços entre a União Federal de estados e municípios. Tenho certeza que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) será uma ativação de forças entre as secretarias municipais de saúde e o governo do estado porque a campanha de vacina é exitosa com a participação de todos. Nós atuaremos na distribuição de insumos, na garantia de distribuição adequada e na logística adequada para a distribuição das vacinas. Atuaremos na supervisão, na fiscalização nos procedimentos de vacinação. Dessa forma, nós queremos coroar todo um trabalho, que foi tortuoso, difícil e que exigiu muito de todos, mas que efetivamente haveria de ser assumido. Tenho certeza os profissionais de saúde encontram nessa vacina o caminho para a vitória definitiva contra a covid-19.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Verdes Campos SatPresidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque.
Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, agradeceu todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento do imunizante. “Diante de uma pandemia dessa, que o mundo inteiro se ajoelhou, quando chega o nosso principal defensor, que é a vacina, nós temos que a agradecer a Deus, agradecer às instituições que colaboraram financeiramente com isso, agradecer às autoridades que tornaram isso possível, eu, como presidente da FMS, reitero o agradecimento à todas as instituições, a todos os homens e mulheres que tornaram isso possível”, colocou.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Verdes Campos SatVice-governadora do Piauí, Regina Sousa.
Vice-governadora do Piauí, Regina Sousa.

A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, ressaltou que a ciência brasileira tem o seu valor e todos devem ter esperança para dias melhores.

“Todos os profissionais de saúde tem o seu papel e sua importância para essa vitória. No dia de hoje, vamos ter a dimensão de que há 20 anos, as pessoas vão se debruçar sobre esse tema e saber o que aconteceu no mundo. Temos que ter esperança, do verbo esperançar e não esperar, porque ninguém vai mais esperar. As pessoas têm certeza que serão imunizadas. A ciência no Brasil compete com o mundo de igual para igual e mostram o seu valor. Só temos que agradecer a Deus por esse momento e a todas as pessoas envolvidas nesse processo.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Verdes Campos SatGovernador do estado do Piauí, Wellington Dias.
Governador do estado do Piauí, Wellington Dias.

O governador do estado do Piauí, Wellington Dias, ressaltou a importância da vacina ao estado.

“Quero mais do que agradecer por esse momento. Aqui no Piauí nós vamos vacinar em cada município desse estado, sabemos que o ato de vacinar não é um ato egoísta é um ato de respeito e responsabilidade ao outro. O Piauí já fez reservas para o plano de Imunização, do número necessário para garantir vacinas para mais de três milhões de piauienses.  

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Verdes Campos SatParticiparam da solenidade várias personalidades política.
Participaram da solenidade várias personalidades política.

Participaram da solenidade o governador Wellington Dias (PT), a vice-governadora Regina Sousa (PT), o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque. O prefeito Dr. Pessoa (MDB) não participou da solenidade.

61.160 doses da CoronaVac ao Piauí 

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Verdes Campos SatPrimeiras doses da vacina Coronavac chegam ao Piauí.
Primeiras doses da vacina Coronavac chegam ao Piauí.

O Piauí está recebendo 61.160 doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, contra a Covid-19. A capital recebe mais de 11 mil doses e será distribuída de acordo com a logística montada pela FMS.

O avião da Força Área Brasileira (FAB) transportou para o Piauí, 61.160 doses da vacina CoronaVac. Serão 28.651 mil doses para profissionais da saúde, 10 para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas. O quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí.

*Flash: Luis Fernando Amaranes 

Deixe seu comentário