Projeto de incentivo a startups é apresentado ao governo do Piauí

StartuPI, um projeto cujo objetivo é desenvolver o ambiente empreendedor

Foto: Divulgação/CCOM Projeto foi apresentado em uma reunião com o governador Wellington Dias
Projeto foi apresentado em uma reunião com o governador Wellington Dias

Foi apresentado ao governador Wellington Dias, nesta segunda-feira (30), durante uma reunião, o StartuPI, um projeto cujo objetivo é desenvolver o ambiente empreendedor no Piauí. 

Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), Antônio Amaral; o presidente da Agência de Fomento, Luís Carlos Everton Farias e o professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e fundador da startup de robótica Tron, Gildário Lima.

“Temos um grupo de trabalho que busca encontrar caminhos para uma área nova, de desenvolvimento de software, de startups, e, ao mesmo tempo, estamos trabalhando em como adequar a política atual a esse caminho da inovação, da tecnologia, que já é desenvolvida para pequenos empreendedores”, destacou Wellington Dias. 

Fases

A ideia é que o StartuPI funcione em três fases:

- a primeira fase é a Ideia, ou seja, a fase de pesquisas que serão financiadas pela Fapepi;

- a segunda é a Fábrica, que terá a estruturação, máquinas e ambientes para o desenvolvimento da tecnologia em padrões de mercado com linhas de crédito pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial do Estado do Piauí (Fundipi);

- a terceira é o Mercado, que terá o apoio da Piauí Fomento, com capital de giro, eventos, tração de mercado, insumos, estoque e avaliação de mercado.

Legislação

Segundo Dias, a legislação atual não compreende os modelos de startups. “Talvez tenhamos que alterar a legislação, principalmente nessa área da participação, na qual o Estado vai poder, até um determinado limite, entrar na sociedade”, destacou o governador.

Fonte: com informações da CCOM

Deixe seu comentário