Raio-X: apesar de derrota na 1ª luta, Miocic tem larga vantagem estatística contra Cormier

Ex-campeão peso-pesado domina nos números da luta em pé e equilibra ações no wrestling com atual campeão, seu adversário no evento principal do UFC 241 deste sábado

Foto: Reprodução \ Web combate
combate

A derrota por nocaute impressionante no primeiro combate contra Daniel Cormier tornou Stipe Miocic numa zebra para a revanche deste sábado, evento principal do UFC 241, em Anaheim (EUA). No entanto, a comparação estatística favorece o ex-campeão dos pesos-pesados, e por uma margem considerável. Confira o Raio-X do confronto abaixo:

Antes de mergulharmos mais a fundo nos números, vale uma breve contextualização: Cormier fez nove das 21 lutas contadas (no Strikeforce e UFC) no peso-meio-pesado, categoria na qual perde potência e onde os adversários são geralmente mais rápidos e ágeis, enquanto Miocic fez todas suas 15 lutas no Ultimate como peso-pesado. Isto, em teoria, prejudica as médias do atual campeão.

Cormier é mais baixo e tem braços mais curtos que Miocic, mas curiosamente tem pernas mais longas e é mais pesado. O ex-campeão leva vantagem ampla nas estatísticas de trocação: tem maior volume de ataque (4,76 golpes por minuto a 3,83) e, mesmo assim, sofre menos golpes por minuto que o adversário (2,96 a 3). É ligeiramente mais preciso com os golpes (51,7% a 51,3%) e também defende mais golpes (62,5% a 53,5%). E tem uma média maior de knockdowns a cada 15 minutos (0,50 a 0,18), o que, dada a contextualização do parágrafo anterior, é natural.

Daniel Cormier foi wrestler olímpico e é um dos melhores na aplicação da luta olímpica no MMA; ainda assim, Miocic, que também competiu no wrestling universitário, não faz feio na comparação. Surpreendentemente, o ex-campeão aplica mais quedas em média do que o adversário (2,38 a 1,93) e apresenta uma defesa de quedas superior (75% a 72%) - vale lembrar que, no primeiro confronto, DC tentou encurtar a distância para derrubar Miocic e não conseguiu, e a única queda anotada foi justamente de Miocic. O atual campeão, porém, tem uma porcentagem de precisão de quedas maior (46,7% a 38,1%) e também finaliza seus adversários, algo que o desafiante jamais fez no UFC.

O Combate e o Combate Play transmitem o UFC 241 ao vivo e com exclusividade neste sábado, a partir de 18h45 (horário de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas em vídeo aberto ao vivo e acompanha o evento inteiro em Tempo Real. Confira o card completo:

UFC 241
17 de agosto, em Anaheim (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Daniel Cormier x Stipe Miocic
Peso-meio-médio: Anthony Pettis x Nate Diaz
Peso-médio: Yoel Romero x Paulo Borrachinha
Peso-pena: Gabriel Benítez x Sodiq Yusuff
Peso-médio: Derek Brunson x Ian Heinisch
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-leve: Devonte Smith x Khama Worthy
Peso-galo: Raphael Assunção x Cory Sandhagen
Peso-leve: Christos Giagos x Drakkar Klose
Peso-casado (63,5kg): Manny Bermudez x Casey Kenney
Peso-palha: Hannah Cifers x Jodie Esquibel
Peso-galo: Kyung Ho Kang x Brandon Davis
Peso-mosca: Sabina Mazo x Shana Dobson

Fonte: Globo Esporte

Deixe seu comentário