Rússia planeja enviar primeiro farol para a Lua; veja

O lançamento da capsula espacial Luna 25 está previsto para 2019, e o primeiro voo de Luna 26 já está marcado para 2021

Foto: Reprodução/Internet O lançamento da capsula espacial Luna 25 está previsto para 2019, e o primeiro voo de Luna 26 já está marcado para 2021
O lançamento da capsula espacial Luna 25 está previsto para 2019, e o primeiro voo de Luna 26 já está marcado para 2021

Rússia planeja enviar uma capsula espacial para a Lua que se tornará o primeiro farol no satélite da Terra.

Ao chegar à Lua, o sistema russo Luna 25 lançará um raio de laser ao nosso planeta para indicar o ponto exato de sua localização. Isso, por sua vez, permitirá que outros módulos lunares identifiquem sua posição de modo mais preciso.

O sistema se baseará em faróis de laser desenvolvidos no âmbito do programa espacial federal, explicam seus criadores ao jornal Izvestia.

Planeja-se que a cápsula russa aterrissará perto do polo sul da Lua — na zona considerada ser mais favorável para estabelecimento de uma base lunar habitável. Aí deverá ser instalado o farol de laser que provavelmente será o único nos próximos anos, informa o jornal.

Inicialmente, os faróis se destinavam a indicar a posição precisa da cápsula. Mais tarde, os cientistas decidiram utilizá-los para criar um sistema de navegação no satélite. A luz emitida pelo farol poderá observar-se da Terra com um telescópio.

"Um mapa que mostrará a longitude e latitude servirá para explorar melhor o satélite natural. Assim será possível escolher os lugares para futuras alunagens, projetar rumos para os veículos lunares e planejar voos espaciais tripulados", explica o especialista em astronáutica, Vitaly Egorov.

O lançamento de Luna 25 está previsto para 2019, e o primeiro voo de Luna 26 já está marcado para 2021. Com informações do Sputnik News.

Deixe seu comentário