Saiba como evitar as dores nas costas durante o home office

Devido a pandemia do coronavírus, a modalidade de home office se intensificou. Com isso, tem gente sofrendo com dores na lombar e cervical. Entenda o porquê e como resolver.
Por Redação Verdes Campos Sat 29 de Abril de 2021 às 16:19

Foto: Reprodução/ Internet Saiba como evitar as dores nas costas durante o home office.
Saiba como evitar as dores nas costas durante o home office.

Com o agravamento da Covid-19 no país e no estado, o formato home office e as aulas à distância se intensificaram. No entanto, é importante tomar cuidados para não agravar ou fazer surgir lesões e dores nas costas ao passar longos períodos parado em frente às telinhas, seja estudando ou trabalhando.

De acordo com o especialista em oncologia ortopédica Dr. Bruno Monte, dor nas costas é uma queixa bastante frequente em consultórios e prontos-socorros, e deve ser dada a devida atenção. "Trata-se da segunda principal causa de visita a urgência no mundo, perdendo apenas para infecção de via aérea superior (que se agravou muito com a pandemia da covid-19). A atividade de home office aumentou ainda mais essa queixa na ortopedia, uma vez que a má postura é uma causa frequente de dor na coluna, seja ela cervical, torácica ou lombo-sacra", diz.

O sedentarismo, comum na quarentena, e a má postura durante o trabalho são fatores que pioram a saúde corporal. "A obesidade, sedentarismo, falta de exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura paravertebral e má postura estão implicados no aparecimento de dor na coluna durante o home office", explica Dr. Bruno Monte.

Algumas dicas podem ser adotadas para evitar as dores, entre elas o alongamento antes do trabalho, atividade física regular, alimentação saudável, boa noite de sono e postura correta. "Apoiar as costas na cadeira, pés em contato com o solo ou no apoio para o pé, monitor alinhado com os olhos, punhos e antebraços apoiados na mesa são algumas posições que temos que adotar para um melhor rendimento e, assim, reduzir o risco de dor nas costas durante o trabalho", aconselha o especialista.

A dor nas costas é um sinal de alerta que algo está errado com a coluna, portanto, se não tratada pode evoluir para situações mais graves como hérnia de disco e rigidez da musculatura paravertebral.  Alguns sinais de alarme são importantes para avaliação de gravidade com relação a dor nas costas. "Precisam ser investigadas todas as dores nas costas oriundas de trauma, dor refratária ao tratamento clínico medicamentoso, pacientes em uso crônico de corticoide, diabéticos, pacientes com câncer e os casos de perda de força em membros superiores e/ou inferiores, incontinência urinária e anestesia perianal", finaliza.

Fonte: *Com informações da Ascom.

Deixe seu comentário