Semar alerta para baixa de umidade do ar e altas temperaturas no Piauí

Umidade do ar no Piauí está abaixo de 20%
Por Redação Verdes Campos Sat 5 de Setembro de 2020 às 13:14

Foto: Divulgação/Clima Tempo Previsão do clima, hoje (05), em Teresina, capital do Piauí
Previsão do clima, hoje (05), em Teresina, capital do Piauí

Um boletim meteorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), divulgado na sexta-feira (04), aponta que a umidade do ar no Piauí está abaixo de 20%. De acordo com o órgão público, isso é considerado um alerta para os piauienses. 

“Com a baixa umidade do ar, vários problemas de saúde são ocasionados, principalmente os de ordem respiratória, tanto para o humano, quanto para os animais. Ao meio ambiente, a baixa umidade do ar, junto ao aumento da temperatura e a presença de ventos, aumenta a capacidade de evapotranspiração pelas plantas, evaporação pelos reservatórios de água, como barragens e rios. Quanto mais quente, mais baixa a umidade do ar”, comentou a meteorologista da Semar, Sônia Feitosa.

De acordo com a Semar, o recomendado é que a umidade relativa do ar gire em torno de 50% a 60%. Além disso, a atenção deve ser mais redobrada para as regiões sudoeste e centro-sul do estado.

O boletim aponta que o mesmo percentual deve continuar hoje (05) e nos próximos dias, com risco de mais redução da umidade e aumento das temperaturas. A umidade no sábado (05), de acordo o boletim, fica em torno de 20%, enquanto as temperaturas ficam entre 23°C e 39°C.

Deixe seu comentário