SpaceX lança o primeiro foguete tripulado ao espaço

A operação em conjunto com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), foi transmitida ao vivo para todo o mundo pela internet.

Foto: NASA Lançamento  aconteceu por volta das 16:22
Lançamento aconteceu por volta das 16:22

A missão espacial do lançamento do primeiro foguete tripulado da empresa SpaceX, de Elon Musk, foi realizada na tarde deste sábado (30). A operação em conjunto com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), foi transmitida ao vivo para todo o mundo pela internet, desde a entrada dos astronautas no voo até a decolagem espacial.

A NASA selecionou dois agentes para a missão, Douglas Hurley e Robert Behnken. Aos doze minutos de voo batizado como SpaceX Crew Dragon, se separou do segundo estágio do foguete Falcon 9, sinalizando o fim da subida ao espaço. O Crew Dragon, Behnken e Hurley vão voar por  19 horas até a Estação Espacial Internacional.

Astronautas

Foto: NASAAstronautas selecionados para missão espacial
Astronautas selecionados para missão espacial

Behnken e Hurley são astronautas da Nasa desde 2000 e já foram ao espaço duas vezes em ônibus espaciais. Estão entre os membros mais experientes da equipe da agência, segundo a BBC, e foram treinados como pilotos de testes (o que tem sido crucial para preparar a nova aeronave).

Hurley, de 53 anos, já passou 28 dias e 11 horas no espaço, e Behnken, de 49, acumula 29 dias e 12 horas, incluindo 37 horas de caminhada espacial (fora do veículo ou da estação).

Ambos têm esposas astronautas: Behnken é casado com a oceanógrafa e engenheira aeroespacial Megan McArthur, que tem quase 13 dias de missões no espaço, segundo a Nasa. Já Hurley é casado com a ex-astronauta da agência Karen Nyberg, engenheira com 180 dias de missões espaciais.

"Obrigado por voar no Falcon 9 hoje - esperamos que você aproveite a missão", disse o engenheiro-chefe da SpaceX, Bala Ramamurthy.

"Foi incrível. Aprecie todo o trabalho duro. Obrigado pela ótima viagem ao espaço”, a tripulação respondeu.

Missão

A NASA informou que às 16:09 EDT, o Crew Dragon realizará uma queima de fase, ou seja, que irá colocar os astronautas na trajetória para encontrar a estação espacial amanhã por volta das 10h29.

Às 16h55, Behnken e Hurley assumirão o controle do Crew Dragon para o primeiro dos dois testes de vôo manuais, demonstrando a capacidade de controlar a espaçonave, caso ocorra algum problema com o voo automatizado da espaçonave.

Às 17h55, os tripulantes podem transmitir uma atualização do Crew Dragon.

Às 18h30, o administrador da NASA sediará uma entrevista coletiva após o lançamento do Kennedy Space Center da NASA. 

Deixe seu comentário