Teresina recebe a 6ª Edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso)

O evento segue até o dia 30 de agosto

Imagem: DivugaçãoClique para ampliarTeresina recebe a 6ª Edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso)(Imagem:Divugação)Teresina recebe a 6ª Edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso)
Teresina recebeu na noite desta segunda-feira, o Festival de Teatro Lusófono - FestLuso que reúne grupos de seis países diferentes numa única língua (portuguesa). O evento está em sua 6ª edição e segue até o dia 30 de agosto.

O Festluso é gratuito e conta com grupos teatrais de vários países e cidades do Brasil (Angola, Cabo Verde, China, Portugal, Moçambique e Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Teresina).

Na solenidade de abertura que aconteceu no Theatro 4 de setembro na noite desta sexta-feira (24), se fizeram presentes o Governador do Piauí, Wellington Dias, o Secretário de Cultura, Fábio Novo, coordenadores do evento e público em geral.

Imagem: Andreia SoaresTeresina recebe a 6ª Edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso)(Imagem:Andreia Soares)Teresina recebe a 6ª Edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso)

“Um bico para velhos palhaços” foi a peça de abertura do evento, organizado pelo grupo Harém de Teatro, que inclusive, completa 30 anos de existência.

O Governador do Estado, Wellington Dias, ressalta a missão do Estado no aspecto cultural. “Primeiro temos que fazer essa integração de volta com o Governo Federal, estruturar um casamento com a educação, não só nos pontos de cultura vinculados à oficinas, espetáculos, academia e equipamentos, mas que possamos viabilizar que espetáculos como esse possam estar em vários outros municípios do Estado, não só na capital”, afirma ele.

Imagem: Andreia SoaresGovernador do Estado, Wellington Dias(Imagem:Andreia Soares)Governador do Estado, Wellington Dias

O Festluso é único evento cultural e internacional realizado todo ano na capital piauiense. “Acredito que vamos cumprir a missão de levar oportunidades às pessoas para que se possa descobrir talentos em eventos como esses, em festivais e concursos culturais”, complementa Wellington Dias.

O Secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo destaca a importância desse evento como um intercâmbio cultural “Estamos tendo a oportunidade de ter aqui seis países trazendo a sua mais diversificada cultura através do teatro, então é uma troca fenomenal, e o mais legal, gratuito”.

Imagem: Andreia SoaresSecretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo(Imagem:Andreia Soares)Secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo

O festival conta com uma programação diversificada, além das apresentações teatrais em vários pontos da cidade, oficinas e encontros, serão realizados shows musicais a partir dessa terça-feira (25) no Espaço Cultural Trilhos.

As apresentações vão acontecer em vários pontos da cidade, no Theatro 4 de setembro, no Teatro do Boi, no Teatro Estação, na Praça Pedro II e em Timon, no Maranhão. De 25 a 30 de agosto, haverá oficinas nas salas do Theatro 4 de setembro sobre intervenções e práticas de ruas.

O Festluso no Piauí é uma organização do grupo Harém de Teatro com o apoio Governo do Piauí através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e Casa de Portugal em Macau.

Imagem: Andreia SoaresTeresina recebe a 6ª Edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso)(Imagem:Andreia Soares)Teresina recebe a 6ª Edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso)

Deixe seu comentário