Terremotos atingem leste da Indonésia

Um tremor chegou a 7,3 de magnitude. Não há informações sobre vítimas ou danos.

Foto: Reprodução (Internet) Infográfico mostra Anel de Fogo do Pacífico
Infográfico mostra Anel de Fogo do Pacífico

Um terremoto de 7,3 de magnitude foi registrado nesta segunda-feira (24) no leste da Indonésia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Não houve alerta de tsunami e, até o momento, não foram divulgadas informações sobre vítimas ou danos materiais.

O tremor aconteceu a uma profundidade de 208 km no Mar de Banda, ao sul do arquipélago das Ilhas Molucas, às 11h53 locais (23h53 de Brasília, domingo).

O Centro de Alertas de Tsunamis para o Pacífico descartou o risco de tsunami porque o terremoto aconteceu a uma grande profundidade.

A Agência Indonésia de Geofísica (BMKG), que calculou em 7,7 a magnitude do tremor, afirmou que o sismo chegou a ser sentido em Bali, que fica a centenas de quilômetros do epicentro.

O terremoto também foi sentido na cidade de Darwin, norte da Austrália.

Algumas horas antes, um terremoto de 6,1 graus já tinha atingido Papua, também no extremo leste do arquipélago indonésio. O tremor, a 21 km de profundidade, teve seu epicentro 240 km ao oeste da cidade de Abepura, segundo o USGS.

Não há informações sobre eventuais vítimas.

Anel de Fogo do Pacífico

A Indonésia, um arquipélago formado 17.000 ilhas, fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica. Os tremores recorrentes são resultado da convergência de três grandes placas tectônicas (a indo-pacífica, a australiana e a euroasiática).

No ano passado, um terremoto de 7,5 graus seguido de um tsunami em Palu, na Ilha Celebes, deixou mais de 2.200 mortos e milhares de desaparecidos.

Fonte: G1

Deixe seu comentário