Teste rápido Antígeno pode ser feito em 26 UBS de Teresina

O teste rápido Antígeno é usado para detectar a presença do vírus a partir da secreção coletada no nariz e na garganta com o swab.

Foto: Reprodução/FMS Resultado do teste leva 6 horas para sair
Resultado do teste leva 6 horas para sair

De acordo com a Fundação Municipal da Saúde (FMS) de Teresina, cerca de 26 Unidades Básicas de Saúde estão realizando testes rápidos de “Antígeno”, no entanto, só será feito o teste se a pessoa tiver uma autorização médica que recomenda o paciente realizar o teste. 

O prefeito Firmino Filho, afirma que com isso será possível testar uma grande quantidade de pessoas, para depois começar reabrir as atividades econômicas na cidade. “A testagem em grande escala é a melhor alternativa para conter a disseminação da Covid-19 porque permite identificar e isolar quem está infectado, além de rastrear seus contato. Essa é uma das medidas essenciais, segundo a Organização Mundial de Saúde, para a retomada das atividades econômicas e queremos avançar cada vez mais”.

Antígeno

O teste rápido Antígeno é usado para detectar a presença do vírus a partir da secreção coletada no nariz e na garganta com o swab - um cotonete longo usado para a coleta. Com ele, é possível que o resultado saia em 6.  A pessoa que deseja fazer este teste, deve estar com dois ou sete dias de sintomas para só então fazer o teste. 

RT-PCR

A rede de saúde possui ainda o exame RT-PCR, que coleta secreção do nariz e da garganta e está disponível nos hospitais e UPAS para pacientes internados, com quadro de saúde moderado ou grave. O exame pode ser coletado entre o 2° e  7° dia de sintomas e o resultado sai em até 48 horas. Os hospitais e UPAS da Prefeitura também possuem os testes rápidos de antígeno e de anticorpo.

Deixe seu comentário