Trump anuncia sanções contra o Banco Nacional do Irã

O presidente dos Estados Unidos já havia dito que iria penalizar o Irã nesta semana.

Foto: Reprodução \ Web Donald Trump impôs sanções às petroleiras venezuelanas
Donald Trump impôs sanções às petroleiras venezuelanas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (20) a aplicação de sanções contra o Banco Nacional Iraniano, consideradas por ele "as maiores sanções" já impostas a um país.

"Vamos aplicar sanções ao Banco Nacional do Irã", disse Trump a repórteres, chamando essas sanções de "as maiores sanções já impostas contra um país".

Essas sanções foram decididas após ataques a instalações de petróleo na Arábia Saudita no fim de semana, cuja responsabilidade os Estados Unidos atribuem ao Irã, o Teerã nega.

Trump já havia dito, na quarta-feira (18), que aplicaria novas penas financeiras.

Os Estados Unidos já aplicam sanções generalizadas que prejudicam a economia do Irã desde que Trump, cumprindo promessa de campanha, retirou seu país do acordo nuclear de 2015.

Ataque contra petroleira saudita

No sábado (14), os ataques interromperam a produção de 5,7 milhões de barris de petróleo por dia – equivalente a mais da metade dos 9,6 milhões produzidos diariamente pelo país, segundo a agência Associated Press - e a 5% da produção mundial. O ataque e elevou os preços do produto em todo o mundo. Entenda aqui os possíveis impactos.

Fonte: G1

Deixe seu comentário