Aeronave com pacientes decola de Manaus com destino a Teresina

A previsão é que os pacientes diagnosticados com covid-19 cheguem a Teresina às 11h30.
Por Luis Fernando Amaranes 15 de Janeiro de 2021 às 08:41

Foto: FAB/Reprodução A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou nesta sexta-feira (15) a transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus, no Amazonas, a outros estados.
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou nesta sexta-feira (15) a transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus, no Amazonas, a outros estados.

(Atualiaza às 10h48)

O avião que vai trazer os pacientes com covid-19 de Manaus para Teresina, decolou na manhã desta sexta-feira (15), por volta das 10 horas e deve chegar ao Aeroporto Petrônio Portella às 11h30. Os pacientes serão encaminhados para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí.

Em uma nova nota divulgada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, as equipes irão receber os pacientes em uma van e 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico.

Inicialmente eram esperados 30 pacientes, mas cidades mais próximas irão receber alguns pacientes, já que o deslocamento de Manaus para Teresina demandaria uma quantidade maior de oxigênio.

Voo adiado devido à falta de oxigênio

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que deveria decolar no final da noite de ontem (14), não realizou voo por falta de oxigênio suficiente para a remoção dos pacientes com segurança.

Em uma nota divulgada pela FMS, explique que por volta das 22h39 receberam a informação do Ministério da Saúde que o avião da Força Aérea Brasileira não iria decolar na noite de ontem.

Entenda o caso 

A equipe do Ministério da Saúde estão em Manaus (AM) irão remanejar pacientes covid-19 para algumas cidades brasileiras que tem suporte em saúde para recebe-los.

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contado com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informando que enviaria os pacientes COVID para Teresina. Ao todo, serão 11 ambulâncias disponibilizadas para o transporte dos pacientes, sendo duas avançadas e nove básicas.

“Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes”, informou Gilberto Albuquerque. 

Confira a nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a aeronave com nove pacientes acabou de partir de Manaus (AM) em direção a Teresina. A previsão de chegada é para às 11h30. A FMS informa ainda que as equipes estão a postos com uma van e 11 ambulâncias - duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico - para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU), onde serão internados. A FMS ressalta que os leitos que serão ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, não acarretando em prejuízo para a população de Teresina.

Deixe seu comentário