WebMedia reúne especialistas nacionais e internacionais em Teresina

No terceiro dia de evento, o Simpósio expõe diversos temas do segmento Web: Migração de Aplicações Web Tradicionais

 Na capital piauiense, o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) reúne desde terça-feira (8), alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. O evento que será realizado até sexta-feira (11), conta com sessões técnicas de apresentação de artigos científico; palestras nacionais e internacionais; workshops e minicursos.

No terceiro dia de evento, o Simpósio expõe diversos temas do segmento Web: Migração de Aplicações Web Tradicionais para Ambientes de Computação em Nuvem: uma visão arquitetural e econômica; O Ecossistema de Governança da Internet – Onde Estamos e o Caminho à Frente; A Web na era da Realidade Mista; Big Data e Ciência de Dados: O que são e como se relacionam; Geração de Energia Elétrica por Sistemas Fotovoltaicos: Princípio de Funcionamento e Análises de Viabilidade Técnica e Econômica; Tratamento de Outliers em Modelos Lineares e Não-Lineares para Regressão e Classificação.

O evento de notoriedade nacional e internacional conta grandes especialistas, entre eles: Prof. Dr. J. Martin Serrano Orozco (National University of Ireland); Prof. Dr. Raúl García-Castro (Universidad Politécnica de Madrid); Profa. Dra. Maria Teresa Caeiro Chambel (Universidade de Lisboa); Prof. Dr. Mario Antonio Meireles Teixeira da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Prof. Dr. Flavio Rech Wagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Diogo Cortiz (CEWeb.Br).

Além disso, os minicursos apresentam temas sobre à Introdução Prática à Internet das Coisas: Prática utilizando Arduíno e Node; Crowdsourcing & Multimedia: Enhancing Multimedia Activities with the Power of Crowds; ESPIM: um sistema para coleta de dados de usuários e intervenção à distância usando o método ESM e dispositivos móveis; Avaliação de Acessibilidade e Usabilidade em RIA; Ecossistemas de Software no Desenvolvimento de Plataformas para Web, Redes Sociais e Multimídia; Programando aplicações multimídia usando o GStreamer; Desafios da Verificação de Consistência de Documentos Multimídia Interativos e o papel de multimídia em processos de tomada de decisão na era da computação cognitiva, etc.

Em Teresina, o WebMedia é organizado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O Simpósio apresenta dois eventos paralelos: o ENUCOMP e o WCASE. O Encontro Unificado de Computação (ENUCOMP) tem como objetivo contribuir para a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais, buscando a união dos acadêmicos e mercado; fortalecer parcerias no desenvolvimento da inovação e educação tecnológica; e, proporcionar o incentivo à produção de pesquisa científica ligada a grande área da computação.

Deixe seu comentário